Alexandre Rocha
São Paulo – A Daimler-Chrysler do Brasil, detentora da marca Mercedes-Benz, prevê exportar este ano cerca de 2 mil veículos para o Oriente Médio, entre ônibus e caminhões. Fato que, se confirmado, resultará em uma receita em torno de US$ 120 milhões, 20% da meta de faturamento com as exportações de veículos da companhia para 2004, que é de US$ 600 milhões.
“Esperamos vender um volume grande para a região em 2004”, disse à ANBA o diretor de exportações da empresa, Pedro Knoepfelmacher.
Além das vendas de ônibus e caminhões, a companhia prevê arrecadar mais US$ 300 milhões com as exportações globais de motores e componentes, o que faz a previsão de receitas com a vendas externas subir para US$ 900 milhões.
“Este ano nós vamos estourar a boca do balão”, acrescentou o executivo. A divisão brasileira do conglomerado alemão-americano vende hoje para mais de 40 países.
No ano passado o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 5,9 bilhões. Já as receitas decorrentes das vendas externas somaram US$ 600 milhões (R$ 1,77 bilhão), sendo que US$ 350 milhões (R$ 1,032 bilhão) foram decorrentes dos embarques de veículos.
Destinos
Entre os prováveis destinos dos produtos da Mercedes brasileira no mundo árabe em 2004 estão o Marrocos, Argélia, Tunísia, Arábia Saudita, Egito, Jordânia, Bahrein, Omã e Emirados Árabes Unidos.
A empresa já vem atuando com força na região. “Estamos contentes, temos uma performance muito boa por lá”, afirmou Knoepfelmacher.
Um dos destaques em 2003, na avaliação da empresa, foram as vendas para o Egito. As exportações pularam de 165 unidades em 2002 para 696 em 2003. Para o país do Norte da África os veículos são embarcados em partes (CKD) e montados pela Manufacturing Commercial Vehicles, que representa a marca Mercedes Benz por lá.
Além do Egito, a Mercedes vendeu para a Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Omã e Emirados. Os ônibus da marca são inclusive utilizados no transporte de peregrinos muçulmanos para as cidades de Meca e Medina na Arábia Saudita. Knoepfelmacher acrescentou que a companhia tem um apoio “consistente” por parte dos parceiros e concessionários da região.
No final de 2003 a empresa esperava encerrar o ano vendendo 1.283 unidades para o Oriente Médio. Para todos os destinos, em 2003, foram embarcados 9.525 veículos, sendo 3.018 caminhões e 6.507 ônibus.
Entre os principais mercados, além do Oriente Médio, estão a América Latina, principalmente Argentina e Chile, e os Estados Unidos. Este último para componentes.
Visita
Na sexta-feira (20) o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Michel Alaby, visitou a fábrica da Mercedes em São Bernardo do Campo (SP), onde foi recebido por Knoepfelmacher. Na ocasião ele entregou ao executivo uma placa comemorativa com os dizeres: "CCAB: Há mais de 50 anos aproximando o Brasil dos países árabes."

