Da redação
São Paulo – Até o início do próximo mês, a Mercedes-Benz do Brasil vai exportar mais 150 ônibus urbanos para a Arábia Saudita. Os veículos, com chassis O 500 M, serão equipados com carrocerias Grand Viale fabricadas pela Marcopolo e o comprador é a Saudi Arabia Public Transport Company (Saptco).
Os ônibus serão utilizados em Riad, a capital do país, e em outras cidades sauditas. No ano passado, a empresa já havia fechado um contrato para a venda de 150 unidades, como parte de um pedido maior de 450 ônibus feito pela Saptco à Al-Juffali & Bros, que representa a marca no país árabe. A responsabilidade pela entrega dos outros 300 veículos ficou a cargo da fábrica da DaimlerChrysler na Turquia.
Desde 2002, segundo informações da empresa, já foram exportados mais de 900 veículos do mesmo modelo para a Arábia Saudita. Além da Saptco, a Mercedes já fez negócios com outra companhia saudita, a Tamini & Saihati Transport Corporation (Taseco).
"Estamos aumentando cada vez mais os nossos negócios com o Oriente Médio, comprovando a perfeita adaptação dos chassis Mercedes-Benz produzidos no Brasil", disse o gerente de vendas de veículos comerciais para o exterior, Christian Gerber, segundo nota divulgada pela empresa.
Conforme a ANBA revelou no início do mês, a Mercedes do Brasil já fez este ano um grande negócio no mercado árabe. Até setembro serão entregues 514 ônibus urbanos e rodoviários com carrocerias Comil para a Mowasalat, maior companhia de transporte público do Catar. O primeiro lote, de 165 unidades, foi embarcado no dia 04.
Além da Arábia Saudita e do Catar, a Mercedes do Brasil já exportou também para outros países da região, como Kuwait, Bahrein, Omã e Emirados Árabes Unidos, Egito, Marrocos, Argélia, Jordânia e Tunísia. O Egito, por exemplo, foi um dos destaques entre os mercados da empresa no ano passado, quando ela bateu recorde de vendas externas.

