São Paulo – O encerramento do Ramadã será celebrado no mais antigo templo islâmico da América Latina, a Mesquita Brasil, localizada no bairro do Cambuci, em São Paulo. O Eid Al Fitr, por aqui chamado de Festa do Desjejum, começa às 7h de domingo (25) com uma oração, seguida de uma grandiosa recepção nas instalações da mesquita.
O mês do jejum dos seguidores do Islã – em torno de 20% da população mundial – chega ao fim, oficialmente, no sábado (24). Desde o dia 26 de maio os fiéis jejuaram no período em que o sol se manteve no horizonte – ficam excluídos da obrigação crianças, gestantes, doentes, idosos, entre outros.
O Eid Al Fitr reúne toda a comunidade muçulmana para celebrar o fim do período. Nos países árabes são comuns as viagens no período – o Aeroporto Internacional de Dubai, por exemplo, espera receber mais de 100 mil pessoas durante o fim de semana apenas no Terminal 3, exclusivo da companhia aérea Emirates.
Ações beneficentes
Durante o período do Ramadã, a Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM), mantenedora da Mesquita Brasil, promoveu diversas ações de doações para quem sente fome e frio. Cobertores, agasalhos e cestas básicas foram distribuídos à população carente e um farto jantar foi servido a todos os fiéis gratuitamente em todas as noites, na quebra do jejum.
“Apesar de termos uma intensa atividade durante o ano, no Ramadan nos empenhamos para ultrapassar nossos limites e estender a mão a qualquer irmão necessitado”, afirmou, em nota, o presidente da SBM, Nasser Fares.
Mais de três mil refugiados estão cadastrados na SBM. A eles são oferecidos apoio emocional, orientação para recolocação profissional e suporte a quem chega ao país em busca de novas oportunidades e de uma vida melhor.
Serviço
Eid Al Fitr – Festa do Desjejum
25 de junho, partir das 7 horas
Local: Mesquita Brasil
Rua Barão de Jaguara, 632 – Cambuci – São Paulo (SP)
Recepção no Salão Social da SBM


