São Paulo – A Arábia Saudita tem investido para se tornar um destino turístico internacional. A ideia é que o setor seja um dos pilares do plano Visão 2030 para ajudar a diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo. Segundo a Autoridade de Turismo da Saudita, a meta é que até 2030 o país receba 100 milhões de visitantes ao ano.
Deste total de turistas, a expectativa saudita é de que pelo menos 55 milhões sejam visitas internacionais e outros 45 milhões de turismo doméstico. Com este volume, o país espera proporcionar 1 milhão de oportunidades de trabalho e um aumento de 10% em seu Produto Interno Bruto.
Segundo o site do jornal Arab News, o país do Golfo emitiu, antes do início da pandemia, 450 mil vistos de turismo. A ação foi impulsionada pelo programa lançado em 2019 pela Autoridade de Turismo do Reino voltada para atração de turistas. O plano facilitou o acesso aos vistos de turista eletronicamente ou por meio de pontos de entrada no país com controles regulatórios específicos.
Além de promover programas de atração de turismo, a autoridade saudita tem feito investimentos próprios no setor turístico. Entre as ações, estão participações em feiras locais e internacionais e a administração de destinos e pacotes turísticos de marketing interna e externamente.
A mais recente campanha de marketing para destinos turísticos da Arábia Saudita foi lançada nesta semana. O programa “Verão da Arábia Saudita” visa promover 11 destinos turísticos até o final de setembro, com mais de 500 experiências turísticas proporcionadas por 250 parceiros do setor privado.