Geovana Pagel
São Paulo – A linha de máquinas e equipamentos para processamento de alimentos fabricados pela Metalúrgica Siemsen, sediada em Brusque, Santa Catarina, é exportada para o mercado árabe desde 2001. Para aumentar os embarques para a região em 2006, um representante da empresa vai visitar quatro países árabes no começo do mês de fevereiro. Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito estão no roteiro da viagem.
"Ficarei de dois a três dias em cada país. O objetivo de nossas viagens é sempre estreitar o relacionamento com nossos clientes, apresentar novidades, tendo sempre em vista, é claro, o aumento de nossa participação nos mercados", informou Charles Padaratz, trader da Metalúrgica Siemsen.
"Estamos muito contentes com nosso desempenho nos últimos anos com Oriente Médio, principalmente com a abertura do mercado da Arábia Saudita no ano passado. Outro mercado que vem se desenvolvendo de forma positiva é o Egito. Conseguimos um bom cliente lá e estamos fazendo frente aos nossos concorrentes europeus e norte-americanos", explicou Padaratz.
Segundo ele, as exportações da Siemsen para os árabes são diretas, sem representação local. Normalmente são grandes importadores que distribuem os produtos nos mercados locais. Os árabes importam principalmente máquinas e equipamentos para cozinhas industriais e para linha de panificação.
Padaratz disse ainda que a empresa, exportadora há 25 anos, está preparada para atender ao alto grau de exigência do mercado árabe, acostumado a adquirir produtos da Europa e dos Estados Unidos. "São tão exigentes que os produtos chineses não fazem muito sucesso naquele mercado. Por isso vejo um bom futuro com nossos produtos, pois temos qualidade equiparada com os europeus e norte-americanos aliada a preços muito competitivos e um excelente serviço", ressaltou.
"O que nos falta é tradição e marca, mas com persistência, paciência, seriedade e visitas mais constantes a este mercado, poderemos desenvolver um bom futuro a médio prazo", completou Padaratz.
A companhia catarinense exporta regulamente para 30 países. Os principais mercados são Estados Unidos, Venezuela, Equador, África do Sul, Canadá, Chile e Austrália. Do faturamento total da empresa, 25% é receita de exportação.
O grupo possui três empresas, a matriz Metalúrgica Siemsen, fabricante de máquinas e equipamentos para processamento de alimentos, a Poli General Importadora e Exportadora, que é responsável por toda a exportação e importação de sua matriz e de outras empresas do ramo, e a recém formada Skycut, empresa prestadora de serviços para cortes, dobras e soldas de chapas de aço.
Contato
Telefone: +55 (47) 3255 2000
Site: www.siemsen.com.br

