São Paulo – Diplomatas e membros da comunidade árabe irão celebrar o Dia Árabe, em 10 de dezembro, em Brasília. O evento, somente para convidados, terá jantar, apresentações musicais e folclóricas. Na ocasião, Michel Alaby, diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, será homenageado.
Apesar de o evento ocorrer esta semana, a data comemorativa foi na semana passada. “A Liga Árabe decidiu celebrar cada dia 04 de dezembro como o Dia Árabe. Ele é celebrado no mundo inteiro”, explicou Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília.
Segundo Alzeben, a homenagem a Michel Alaby foi uma decisão unânime do Conselho dos Embaixadores Árabes “por sua trajetória, por ser uma pessoa que segue trabalhando pelas relações bilaterais entre o Brasil e o mundo árabe em diferentes aspectos”, destacou o embaixador.
Alaby não vê a homenagem como estritamente pessoal, mas como uma honraria também aos “diretores, presidente, ex-presidentes e colaboradores da Câmara Árabe". "Sem os colaboradores, não teríamos conseguido chegar ao patamar de relações econômicas e culturais [com o mundo árabe] que chegamos”, avaliou.
Alzeben aponta que esta é a terceira vez que a data é comemorada no Brasil. Anteriormente, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), foi homenageado. “Estamos felizes de celebrar essa festa e mostrar nossa cultura para o povo brasileiro”, diz o embaixador.
“Estamos trabalhando para que as relações se multipliquem o máximo possível. Apesar da crise econômica mundial e da situação interna no mundo árabe, o intercâmbio cultural e econômico se manteve em um nível satisfatório. Exemplo disso foi a realização da Cúpula América do Sul-Países Árabes, na Arábia Saudita, e as várias visitas de autoridades árabes ao Brasil”, completou Alzeben.


