Da redação
São Paulo – Alguns dos principais jornais e agências de notícias da Síria e de outros países árabes que têm versão em inglês deram destaque à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país nesta quarta-feira (3).
O Arab News, por exemplo, publicou matéria dizendo que um dos principais objetivos da viagem é ampliar o relacionamento e o comércio bilateral. "Sua comitiva inclui cerca de 50 empresários e o ex-presidente argentino Eduardo Duhalde", diz a reportagem.
O diário informa ainda que "fontes do Ministério da Economia (da Síria) sugeriram que 12 acordos serão assinados entre os países, incluindo acertos comerciais, econômicos, técnicos, de investimentos e transportes.
O veículo também fala sobre o governo Lula. Diz que uma das principais metas do presidente, "desde que foi eleito, em janeiro, tem sido estimular as exportações para tentar reativar uma economia estagnada". A matéria lembra ainda que, no campo diplomático, o Brasil busca uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Também foram publicadas matéria sobre a viagem de Lula no Syria Times, no Zawya e na Syrian Arab News Agency.
O Zawya lembra que esta é primeira visita de um presidente brasileiro a Síria em mais de um século. Segundo o jornal, o ministro da Economia do país afirmou que a visita "tem especial importância devido à grande presença da comunidade síria no Brasil".