São Paulo – Participante do painel “O Futuro é Agora – perspectivas para o Brasil e os países árabes novo cenário global” do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e apresentado nesta segunda-feira (19), o escritor e especialista em millennials, Adam Smiley Poswolsky (foto acima), apresentou um mundo que está mudando rapidamente. E que vai mudar mais.
Graças aos millennials, geração de profissionais e consumidores nascida entre o começo dos anos 1980 e 1995, e à geração Z (que é ainda mais jovem), as empresas como se estruturam hoje terão de mudar.
“Das crianças que estão no Ensino Fundamental hoje, 65% irão atuar em trabalhos que não foram inventados ainda. Os millennials terão entre 15 e 20 empregos ao longo da vida”, afirmou, comparando com o fato de que, muitas vezes, um profissional nascido até o fim da década de 1970 tinha uma carreira profissional dentro de uma empresa ou uma progressão de cargos até sua aposentadoria.
“O desafio é pensar como estamos preparando a próxima geração para o mundo do trabalho. Pegamos esse desafio e colocamos uma pandemia sobre isso. Essa geração não conhece o mundo sem um smartphone nas mãos”, disse Poswolsky ao apresentar o impacto das mudanças diante dos mais jovens.
Uma outra transformação muito importante que esses jovens exigem como funcionários de empresas e como consumidores delas está na forma como as companhias se relacionam com a sociedade pois essa geração de millennials e as gerações seguintes têm um propósito, segundo Poswolsky. “Cinquenta por cento deles disseram que aceitariam diminuir seu salário para trabalhar em um local de acordo com os seus valores”, exemplificou citando uma pesquisa recente da consultoria Deloitte. “Também é necessário solucionar os desafios ambientais”, completou.
Acesse cobertura completa do fórum no site da ANBA.
Reportagem de Marcos Carrieri, especial para a ANBA.