São Paulo – O estado de Minas Gerais aumentou em 59% as suas exportações do setor de serviços no ano passado. Os mineiros fizeram vendas de serviços ao exterior no valor de US$ 404 milhões em 2007, segundo levantamento divulgado esta semana pelo governo do estado. O segmento cresce rapidamente. Tanto que em 2003, as suas exportações estavam em US$ 20 milhões.
As vendas incluem serviços e conhecimento na área de metalurgia, que representou 32,2% do total, atividades esportivas e recreação, com 9,4%, extração de minerais metálicos, com 5,1%, além de consultoria em gestão ambiental, que respondeu por 4,9% do total exportado, serviços de escritório, de apoio administrativo e outros serviços prestados a empresas, também com 4,9%.
Também houve exportações de serviços de arquitetura e engenharia, testes e análises técnicas, o de comércio por atacado, fabricação de produtos alimentícios, prestação de serviços de informação e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos.
“A expansão das exportações de serviços comprova que o estado tem enorme potencial para aumentar sua participação em um dos mercados globais mais valorizados: o de comercialização de conhecimento e idéias”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado de Minas Gerais, Raphael Guimarães Andrade.
O diretor da Central Exportaminas, Jorge Duarte Oliveira, chama a atenção para o aumento da procura por orientação pelos empreendedores interessados em vender serviços a outros países. São, principalmente, potenciais exportadores de softwares, serviços de assessoria e consultoria, serviços médico/hospitalares, dentre outros. A Central Exportaminas é um programa mantido pelo governo do estado com o objetivo de estimular as exportações locais.
“O perfil deste empreendedor é o do profissional bastante qualificado, com capacitação suficiente para concorrer no mercado externo. Costuma ainda ter experiência no mercado interno no tipo de serviço que pretende prestar no exterior”, afirma Jorge Oliveira.

