Da redação*
São Paulo -Minas Gerais sediará a primeira fábrica de batata pré-frita congelada do país. A informação foi dada hoje (30/01) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, pelo presidente da Associação Brasileira de Batata (ABB), Marcelo Carvalho.
Com investimento inicial de R$ 30 milhões, a nova unidade deverá ser instalada em um dos municípios da região do Alto Paranaíba.
Segundo Carvalho, o empreendimento deve começar a operar no segundo semestre de 2005 e vai gerar 150 empregos diretos e 450 indiretos.
A nova agroindústria atenderá basicamente o mercado interno. Hoje, 100% das batatas pré-fritas congeladas consumidas no país são importadas da Argentina, União Européia, Estados Unidos e Canadá.
As importações, revelou Carvalho, chegam a cerca de 100 mil toneladas/ano, representando US$ 100 milhões.
"A empresa deverá suprir pelo menos trinta por cento da demanda nacional", disse o presidente da ABB, que pediu o apoio político do ministro Roberto Rodrigues para o projeto.
Na próxima semana, será definido o município que sediará a fábrica. A previsão é de que as obras comecem entre março e abril deste ano.
De acordo com Carvalho, a nova empresa é constituída por três grupos que reúnem mais de 20 produtores mineiros de batata.
Além de recursos próprios dos investidores, o empreendimento contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições de fomento do governo de Minas Gerais.
De acordo com Carvalho, hoje o Brasil só produz batata pré-frita congelada artesanalmente. A nova agroindústria fabricará ainda flocos de batata.
O produto – destinado a alimentos infantis – também é importado pelo país. O estado de Minas Gerais foi escolhido para sediar o empreendimento porque é o maior produtor nacional de batata. As plantações da cultura ocupam uma área de 45 mil hectares, com uma produção média de 25 toneladas/ano por hectare.
*com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

