Geovana Pagel
São Paulo – A empresária mineira Tina Vasconcelos virou corretora de moda há 25 anos. Ela recebe lojistas de todo o Brasil e também do exterior, principalmente de países da Europa, como Portugal e Alemanha. Oferece gratuitamente hospedagem em apartamento próprio e transporte local aos compradores e tem uma equipe formada por 12 corretoras de moda que levam os clientes às principais fábricas de roupas, calçados e acessórios de Belo Horizonte.
Também conhecida como assessora ou guia de moda, a corretora é especialista em tornar as compras dos lojistas mais práticas, ágeis e lucrativas. "Fui a primeira pessoa a realizar esse trabalho em Belo Horizonte", conta a proprietária da Totoca Tina Vasconcelos, empresa que leva seu nome e apelido.
Além das corretoras de moda, que passam a maior parte do tempo visitando as confecções, mais oito pessoas trabalham no escritório da empresa, cuidando de toda a parte administrativa e do pós-venda.
"É importante falar que o custo da mercadoria é o mesmo independentemente de estar ou não acompanhado da corretora de moda. Quem paga nossa comissão são as confecções", explica Totoca. "Nosso escritório oferece todo o suporte de despacho de novas mercadorias, via correio, para o cliente e também a troca de peças com defeito", afirma.
Guinada
Formada em História e Pedagogia, a empresária era diretora de uma escola municipal na capital mineira. A guinada em sua vida profissional começou nos anos 1980, quando uma amiga de Salvador, Édina Daltro, pediu sua ajuda para fazer umas compras nas confecções da cidade.
"Na época o forte na produção têxtil aqui era o chamado grupo mineiro de moda, administrado por pessoas da alta sociedade. Com grifes como Patachou, Art Man, Alegro e Eliane Queiroz", explica. "A Édina gostou tanto da minha orientação na hora de escolher as confecções que logo em seguida me recomendou outra cliente. Eu sempre gostei de moda, tinha trânsito livre pelas confecções. Achei que era a oportunidade ideal para trabalhar por conta própria", lembra.
A divulgação ficou por conta do boca a boca. Totoca trabalhou cerca de quatro anos sozinha. Hospedava as clientes em sua própria casa e passava o dia "para cima e para baixo visitando as confecções". Em 1988 achou que precisava envolver mais pessoas no setor de assessoria de moda e atrair compradores de novas regiões do país e, porque não, do mundo.
Foi quando participou da Feira Internacional da Indústria Têxtil (Fenit), em São Paulo. "Eu aproveitei a feira para distribuir panfletos com informações sobre o meu trabalho às lojistas", diz. Em pouco tempo o número de clientes aumentou e ela contratou seis pessoas. Atualmente são 20 empregos diretos.
Hoje a empresa de Totoca oferece hospedagem gratuita num apartamento com quatro suítes. "Quem prefere ficar no hotel tem possibilidade de usufruir de descontos especiais. O convênio com uma cooperativa de táxis garante o transporte dos lojistas sem custo adicional", explica.
Para auxiliar na divulgação do trabalho das corretoras de moda a empresa ganhou um site, o www.totocatinavasconcelos.com.br, e uma página na publicação Guia das Fábricas de Belo Horizonte.
Contato
Totoca Tina Vasconcelos
Telefone: + 55 (31) 3224-6130
E-mail: totoca@totocatinavasconcelos.com.br

