Brasília – O Brasil terá US$ 64,8 bilhões em investimentos privados para a área de mineração entre 2011 e 2015. Dois terços dos investimentos serão de capital nacional. A informação é do presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Paulo Camillo Penna.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os investimentos previstos em pesquisa mineral para expansão ou descoberta de jazidas, e em mineração e transformação mineral totalizam US$ 350 bilhões até 2030 – grande parte desses recursos virá da iniciativa privada.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (08), um pouco antes do início da divulgação do Plano Nacional de Mineração 2030, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “O plano sinalizará as medidas que serão apoiadas pelo governo”, disse o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Nery.
De acordo com ele, o plano tem como base três diretrizes: governança setorial, sustentabilidade e crescimento sustentável por meio do fornecimento de matérias-primas para a indústria de transformação e do valor agregado de tecnologia.

