São Paulo – O frigorífico Minerva aposta no crescimento das vendas para o mercado árabe, que já é um dos principais destinos das exportações do grupo. Uma das estratégias é a abertura de novos mercados na região e para isso a empresa já começou a trabalhar. De 15 a 18 de setembro, o frigorífico esteve representado em missão comercial à Argélia e Omã, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
"A nossa participação [na missão] foi bastante positiva pois tivemos a oportunidade de conhecer melhor o mercado de Omã, onde nos encontramos com o ministro da Agricultura [Salim Bin Hilal Al Khalili] que se mostrou bastante favorável em aumentar a parceria com o Brasil no setor do agronegócio", diz Fernando Galletti de Queiroz, presidente do Minerva. "É um país [Omã] bastante promissor, que projeta grandes investimentos, principalmente em turismo, para os próximos anos. Ainda, porém, tem sido pouco explorado pelo nosso setor da carne bovina”, destaca Queiroz.
Na Argélia, que é um dos principais destinos para a carne brasileira entre os países árabes, o Minerva realizou um churrasco promocional na Embaixada Brasileira, na capital Argel, com o objetivo de divulgar ainda mais as qualidades da carne brasileira entre os argelinos. "O churrasco foi um sucesso, bastante elogiado pelos mais de 400 convidados presentes", afirma.
A carne brasileira é de fato muito apreciada na Argélia. O país foi em 2009 e 2010 um dos destinos árabes que mais importou carne bovina brasileira e o Minerva foi um dos líderes na exportação para a região, além de maior exportador para a Argélia.
De acordo com Queiroz, a última viagem permitiu avaliar novas oportunidades na Argélia e garantir competitividade mesmo com as adversidades de mercado. "As autoridades argelinas autorizaram recentemente a importação de carne indiana para o país e sentimos que era a hora certa para avaliar de perto qual está sendo a reação do mercado para esta medida e então definir a nossa estratégia", explica.
Segundo ele, a Argélia é um mercado onde a parceria tem sido fundamental para o Minerva, já que com os atuais parceiros importadores a empresa vem conseguindo alcançar uma expressiva participação no mercado. "A consolidação e fortalecimento de antigas parcerias foi o nosso foco durante a viagem", garante.
Queiroz destaca ainda que o Oriente Médio sempre foi muito relevante na participação das exportações do Minerva desde que estas se iniciaram. Hoje o frigorífico mantém escritórios em diversos países árabes como Líbano (Beirute), Arábia Saudita (Jeddah) e na Argélia (Argel).
Além disso, o Minerva lançou recentemente o projeto Minerva-Halal no Irã, que não é um país árabe, mas está localizado no Oriente Médio. Dessa forma, o projeto se estende também para todos os países árabes em que o frigorífico brasileiro está presente. "O projeto busca divulgar este selo de qualidade e comprometimento da marca Minerva com o abate halal, ritual islâmico de abate exigido em todos estes países", conta Queiroz.
Hoje o Minerva exporta para 14 países árabes. Líbano, Arábia Saudita, Argélia, Egito, Líbia, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar, Oman, Bahrein, Jordânia, Iraque e Palestina importam principalmente carne bovina in natura desossada e congelada. "Nossa estratégia é de estar sempre o mais próximo possível dos nossos clientes, conhecer as dificuldades e enxergar as oportunidades, aproveitando nosso know-how de mais de 15 anos de experiência no mercado para trazer novas parcerias buscando sempre a melhor rentabilidade", destaca o presidente.
O Minerva possui uma exportação bastante diversificada e atua em mais de 80 países, o que ajuda o frigorífico a diluir o risco de mercado. "Mas hoje, sem dúvida, o Oriente Médio detém uma fatia muito expressiva, que chegou a atingir quase 40% do volume total exportado no segundo trimestre de 2010", afirma Queiroz.
O frigorífico apresentou receita bruta consolidada do segundo trimestre de 2010 com crescimento de 35,8% em relação às receitas do segundo trimestre de 2009, totalizando R$ 920,2 milhões, recorde histórico da companhia. Desse total R$ 655 milhões foram provenientes das exportações, representando 71,2%.
Para garantir o contato com os importadores, todos os anos o frigorífico participa das maiores feiras internacionais do setor alimentício, entre elas da Gulfood, que é considerada a maior feira no mundo árabe, da World Food, em Moscou, e das feiras européias Sial, na França, e Anuga, na Alemanha, que ocorrem a cada dois anos.
Sobre o Minerva
Com sede na cidade de Barretos, na região norte do estado de São Paulo, o grupo Minerva é composto por sete complexos industriais. O frigorífico é um dos líderes no Brasil na produção e comercialização de carne in natura, industrializados e subprodutos de origem bovina, com capacidade diária de abate equivalente a aproximadamente 9.300 cabeças.
A companhia atua também no segmento de Food Services por meio da joint-venture Minerva Dawn Farms (MDF), atualmente com capacidade de 10 a 15 toneladas de carne processada/hora, produzindo alimentos a base de carne bovina, suína e de aves. O grupo gera cerca de nove mil empregos diretos.
Contato
Telefone: + 55 (17) 3321.3355
E-mail: minerva@minerva.ind.br
Site: www.minerva.ind.br