São Paulo – Miniônibus da Volare, montadora de veículos leves do grupo Marcopolo, devem começar a chegar neste mês aos Emirados Árabes Unidos. A exportação de 35 unidades para transporte escolar foi fechada no primeiro semestre com a divisão de ônibus escolares do operador de transporte de Dubai, o Dubai Taxi Company (DTC). A oportunidade surgiu por meio de uma licitação, segundo informações do gerente comercial de Mercado Externo da Volare, Rodrigo Bisi.
Os primeiros veículos estão em trânsito e desembarcam até o final do mês. O restante deve estar no país árabe em outubro. Os miniônibus são do modelo Volver Access Escolar, voltados para a área. “A Volare possuía um modelo ideal em dimensões, capacidade e acessibilidade. Foi fundamental o tamanho (médio), menor que o convencional para oferecer mais mobilidade e manobrabilidade e o fato de ter piso baixo e ser totalmente acessível”, disse o gerente.
Essa foi a primeira exportação do modelo, que foi lançado em 2015. Os veículos têm piso baixo, suspensão pneumática “Full Air” e motor traseiro. Esse tipo de suspensão reduz os impactos do pavimento irregular e gera mais conforto. Segundo informações da Volare, o veículo que foi para Dubai tem motorização Euro V, que gera menor volume de emissões.
Volver Access Escolar também tem câmbio automático, área exclusiva para cadeirantes e capacidade para transportar 31 passageiros. Ele possui sistema de rebaixamento total e rampa de acesso, vidros grandes que acompanham a altura dos bancos, monitor de entretenimento e som ambiente, ar-condicionado e direção hidráulica, entre outros atributos. O veículo foi projetado para suporte a condições locais dos Emirados, principalmente referente à temperatura.
Além da primeira exportação do modelo, essa também foi a primeira venda da empresa para os Emirados. A companhia, no entanto, já exporta regularmente para América Latina e África e faz vendas pontuais para outras regiões do mundo, segundo Bisi. O executivo acredita que o Oriente Médio será um grande mercado para o Volver Access Escolar no exterior. “Todos os mercados que demandem um veículo acessível e de elevada tecnologia, com medidas médias (menor que o ônibus convencional) são potenciais compradores e clientes”, afirma Bisi.
A Volare produziu no ano passado duas mil unidades e exportou cerca de 10% a 12% do total. Mas há planos de crescimento internacional, principalmente na África, América Latina e Oriente Médio. Tanto que as ações para tal foram intensificadas desde o final do ano passado. “O negócio com Dubai é um exemplo”, diz Bisi. Neste ano, a exportação já representa 31% dos negócios.
A Volare é uma unidade de negócios do grupo Marcopolo dedicada aos veículos leves para transporte coletivo de passageiros. A marca fabrica principalmente miniônibus, mas também desenvolve versões de acordo com as necessidades dos clientes, como ambulâncias e carros de escolta.


