São Paulo – Os visitantes do parque temático Dubai Safari Park, que deverá abrir as portas ao público nas próximas semanas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, serão transportados internamente por miniônibus fabricados em Caxias do Sul (RS). A Volare, do grupo Marcopolo, forneceu 14 unidades do modelo leve V8L 4X4 para o empreendimento, no segundo contrato fechado pela companhia no país árabe.
O primeiro foi entregue no ano passado: 35 miniônibus escolares para o operador de transportes do emirado, a Dubai Taxi Company (DTC). Este volume representou 8% do total das exportações da montadora no ano passado, que alcançaram 445 unidades – um recorde.
“Estamos expandido nossos negócios no mercado externo e o Oriente Médio é uma região importante para a Volare”, afirma Rodrigo Bisi, gerente de exportações da companhia gaúcha. “Atualmente participamos de outras licitações na região, tanto nos Emirados quanto na Jordânia, Catar e até na Arábia Saudita.”
O objetivo da Volare é expandir em 20% seus embarques este ano, de maneira geral. O plano, segundo Bisi, é que o Oriente Médio responda por 10% do volume exportado. “Por isso estamos olhando para lá de uma maneira mais agressiva. É uma região que demanda volumes altos e com um índice de especialização muito alto também, o que é bom para o nosso negócio”, diz.
Os miniônibus que operarão no Dubai Safari Park receberam reforço estrutural para se adaptar ao uso. A ideia do parque é simular um safari em uma savana africana, incluindo a presença de animais da região. Para proteger os veículos, o chassi foi posicionado em uma altura mais elevada, bem como foram instaladas proteções nas rodas dianteiras e traseiras e películas especiais nos vidros.
São três diferentes configurações internas fornecidas: dez com capacidade para transportar 23 passageiros, duas unidades com 14 assentos e dois postos para PPD (Pessoa Portadora de Deficiência), equipadas com elevador para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, além de dois modelos com 15 assentos e mesa de jogos. Todos possuem poltrona para o guia auxiliar na visita ao parque.
O Dubai Safari Park ainda não tem data oficial de abertura – inicialmente estava previsto para o ano passado, mas alguns entraves adiaram o início das atividades. Segundo o site Arabian Business, mais de mil espécies de animais viverão no terreno de 119 hectares, das quais 350 são raros ou em extinção. O empreendimento consumiu US$ 272 milhões em investimentos.