Da redação*
São Paulo -O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, anunciam amanhã (28/04) a previsão da safra brasileira de grãos 2003/2004.
No último levantamento, divulgado em fevereiro, a Conab estimou uma safra recorde de 130,8 milhões de toneladas, 6,2% superior à colheita anterior (123,2 milhões de toneladas).
Os números da Conab foram levantados no período de 12 a 16 de abril, quando a estatal apurou os efeitos do clima sobre a produção de grãos e também pesquisou a intenção de plantio para as culturas de inverno.
Nesta safra, os agricultores sofreram com secas na região Oeste dos estados do Sul do país e com excesso de chuvas no Centro-Oeste.
Foram visitados 575 municípios no Centro-Sul do país e nos estados de Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí, quando 67 técnicos da Conab ouviram 1,8 mil informantes, entre produtores, técnicos das secretarias estaduais de agricultura, de órgãos de assistência técnica e extensão rural das redes oficiais e privadas, revendedores de insumos e agentes financeiros.
*com informações da Assessoria de Comunicação do Social do Mapa

