São Paulo – O Ministério da Cultura vai premiar com R$ 90 mil vinte iniciativas que promovam a internacionalização da cultura brasileira. O edital do projeto Conexão Cultura Brasil Plataformas foi publicado na terça-feira (21) no Diário Oficial da União. As inscrições ficam abertas até 4 de dezembro. Até o fim deste ano as iniciativas premiadas serão anunciadas.
Serão beneficiados pelo prêmio projetos desenvolvidos no Brasil e que promovam a cultura brasileira no exterior. Os recursos poderão ser aplicados na apresentação presencial de produtos culturais brasileiros, na divulgação virtual, em atividades formativas com trocas de experiências e em rodadas de negócios culturais.
No total, será destinado R$ 1,8 milhão aos projetos inscritos em 20 segmentos culturais: artes cênicas, artes visuais, música, literatura e mercado editorial, audiovisual, games, animação, rádio, TV, software aplicado à economia criativa, publicidade, moda, arquitetura, cultura popular, artesanato, design, entretenimento, gastronomia, turismo cultural e eventos. Podem concorrer pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos. Na inscrição é preciso detalhar o projeto, comprovar atuação de três anos ou mais neste mercado e descrever a proposta de aplicação dos recursos.
Nesta quarta-feira (22), a diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Georgia Nicolau, afirmou à ANBA que o objetivo do projeto é permitir que iniciativas culturais brasileiras cheguem a outros países e levem ao exterior a diversidade cultural brasileira.
“É uma demanda antiga. O Brasil importa muita cultura de outros países, como músicas, séries e filmes. No entanto, temos uma grande complexidade cultural e produtos para a apresentar. Países como Estados Unidos e Reino Unido investem fortemente na cultura como exportação de seus valores”, afirmou. Ainda de acordo com a diretora, receber esses recursos é uma oportunidade para que artistas sem grandes estruturas comerciais possam apresentar seu trabalho a agentes estrangeiros da cultura e da economia criativa.
Georgia também disse que o Ministério da Cultura escolheu como prioridade de seus projetos de internacionalização os países da América da Latina, no entanto, as nações da África e os países árabes também são foco do Ministério. “Com os países que se dizem em desenvolvimento ainda há menos trocas nesta área”, afirmou em relação às nações que podem ser alcançadas pelos incentivos do Ministério.
Este prêmio é parte do projeto Conexão Cultura Brasil, criado para promover a cultura brasileira no exterior. Além da categoria Plataformas, que teve o edital lançado na terça-feira, outros dois segmentos são parte deste projeto.
O programa Intercâmbios tem orçamento de R$ 4 milhões para promover a participação de 400 pessoas do setor cultural e criativo brasileiro em cursos e estágios no exterior. Já o segmento Negócios está orçado em R$ 400 mil para levar até 60 empreendedores deste setor entre este mês e março de 2015 a três feiras de negócios culturais: Santiago a Mil, no Chile, Womex, em Santiago de Compostela, na Espanha, e ARCO, em Madri, também na Espanha.
Serviço
Mais informações no site: www.cultura.gov.br