Dubai – A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, desembarcou nesta quinta-feira (19) nos Emirados Árabes Unidos e pouco depois teve conversas sobre parcerias de cooperação com autoridades locais. A ministra foi recebida com sua equipe pelo diretor-geral da Agência de Agricultura e Segurança Alimentar de Abu Dhabi (Adafsa), Saeed Al Ameri.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, a agência demonstrou interesse em parcerias de cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que foi visitada pela Adafsa em 2017. A ministra sugeriu que a Embrapa seja novamente visitada para verem a nova fase do Brasil.
A ministra apresentou no encontro oportunidades de investimentos no Brasil, dando detalhes sobre alguns projetos de infraestrutura ligados ao agronegócio e que são importantes para o escoamento da produção agropecuária, como as ferrovias Ferrogrão e Leste-Oeste. Os representantes da Adafsa pediram que o Brasil escolha e detalhe projetos que considera exitosos.
A ministra também falou sobre seus planos para o agronegócio. “Temos pressa, o Brasil ficou muito tempo fechado. Vamos diversificar nossos produtos, agregar valor às nossas exportações e ousar nos projetos agropecuários”, disse.
Os Emirados Árabes Unidos são o último país árabe a ser visitado por Tereza Cristina em sua missão à região. Ela começou a agenda pelo Egito, foi para Arábia Saudita e Kuwait, acompanhada de delegação empresarial, da qual faz parte a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.