Randa Achmawi
Cairo – A importância das relações entre Egito e União Européia foi ressaltada pela ministra da Cooperação Internacional do país árabe, Fayza Aboul Naga. Em declarações durante um encontro organizado no Cairo pelo Conselho Egito-Europa, publicadas na edição de ontem (13) do jornal Al Ahram, a ministra afirmou que o bloco europeu é um importante parceiro comercial e econômico do Egito.
Na reunião, Aboul Naga lembrou aos participantes que o mercado europeu é um dos mais importantes em poder de compra, com mais de 500 milhões de consumidores. Ela ressaltou os mecanismos que facilitam a cooperação entre o bloco e o Egito e acrescentou que o intercâmbio nos âmbitos de ONGs, setor empresarial e parlamentos também interessam aos dois países.
Aboul Naga também alertou que a cooperação do Egito e vários países de peso do interior do bloco está progredindo rapidamente. A ministra egípcia afirmou ser necessário neste momento fixar prioridades de cooperação que se enquadrem no contexto mundial, como as questões ligadas ao setor da energia e ao combate da imigração ilegal.
Ela disse que é importante dar mais prioridade ao desenvolvimento humano, ressaltando que o maior problema do Egito neste momento é a falta de mão-de-obra qualificada, necessária nos mercados regionais e internacionais. Ela também antecipou que uma reunião entre os ministros dedicada a tratar deste problema ocorrerá no Cairo na próxima segunda-feira (17).

