Kuwait News Agency*
Nova Delhi – Índia e Brasil vão reforçar a cooperação bilateral nos setores de comércio, energia e defesa. A comissão conjunta dos dois países terá sua terceira reunião em Nova Delhi na próxima sexta-feira (13). A reunião será presidida pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e pelo ministro do Estado para Assuntos Externos da Índia, Anand Sharma. Amorim chegou ontem na Índia para uma visita de cinco dias.
A comissão conjunta vai discutir a cooperação bilateral entre Índia e Brasil nos setores de agricultura, ciência e tecnologia, defesa, saúde, turismo, cultura e infra-estrutura. A última reunião da comissão aconteceu em Brasília em fevereiro de 2006.
Durante sua visita à Índia, Amorim vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Pranab Mukherjee, com o ministro do Comércio, Kamal Nath, e com o primeiro-ministro Manmohan Singh. A pauta da reunião vai incluir as reformas da ONU e o comércio exterior.
Um dos principais objetivos do ministro Amorim é a criação de uma estratégia conjunta para a retomada das negociações da rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio (OMC), envolvendo Índia, Estados Unidos e a União Européia. Índia, Brasil, Alemanha e Japão estão pleiteando a condição de membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Índia na América Latina. A cooperação entre os dois países no setor de energia vai se fortalecer com a compra, pela estatal indiana Oil and Natural Gas Corporation, de uma plataforma marítima de petróleo no Brasil, por US$ 420 milhões. Por outro lado, companhias brasileiras estão interessadas nos setores de petróleo, mineração, automobilístico e de aviação na Índia.
Em 2006, o primeiro-ministro Manmohan Singh veio ao Brasil para a cúpula Índia-Brasil-África do Sul e para discutir as relações entre os dois países.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

