Alexandre Rocha
São Paulo – O ministro da Economia e Comércio Exterior da Síria, Amer Lutfi, convidou hoje (11) o grupo brasileiro Schahin, que atua em diversos setores, a investir na Síria. Lutfi visitou pela manhã a sede da empresa em São Paulo, onde foi recebido por seu presidente, Salim Schahin, que é filho de pai sírio. "Estamos convidando os empresários de origem síria a investir no país garantir o seu desenvolvimento", declarou Lutfi.
Assim como fez ontem na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do governo paulista e na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o ministro fez um relato do processo de abertura econômica da Síria.
Ao saber que o grupo Schahin atua em setores como infra-estrutura, construção civil, telecomunicações, exploração de petróleo e gás, bancário e de transmissão de energia elétrica, Lutfi citou uma série de oportunidades que poderiam interessar à empresa. Ele contou, por exemplo, que estão em discussão novas regras mais flexíveis para os setores imobiliário e bancário. Falou das possibilidades no segmento de turismo e acrescentou que, a partir de 2006, a área de telecomunicações será aberta à exploração privada.
"Fiquei extremamente feliz com visita do ministro e de ver a maneira aberta como ele colocou a problemática atual da Síria e o processo que o governo está promovendo de abrir áreas que antes eram fechadas para joint-ventures e investimentos externos. Isso é muito importante", afirmou Salim Schahin à ANBA.
Ao ministro, o empresário disse que hoje sua empresa atua apenas no Brasil, já que o país oferece uma série de oportunidades nos segmentos em que a companhia atua. Ele disse, porém, que pretende fazer uma visita à Síria no início do próximo ano para saber mais sobre a economia local e avaliar as oportunidades existentes. "Ficarei muito feliz em ver quais as oportunidades que existem", declarou. Ele ressaltou que sua companhia está preparada para executar "qualquer tipo de projeto".
Também participaram da visita à empresa o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr., o ex-presidente da entidade e atual tesoureiro, Paulo Atallah, o secretário-geral da Câmara, Michel Alaby, a diretora de Relações Internacionais do Ministério, Rima Kadri, o embaixador da Síria em Brasília, Ali Diab, o cônsul-geral do país árabe em São Paulo, Ghazi Deeb, entre outros.
Lutfi disse que vai fazer, por um intermédio da Câmara Árabe, um convite para que uma delegação de empresários brasileiros de origem síria visite o país árabe.

