São Paulo – O Ministro do Planejamento do Iraque, Ali Baban, afirmou ontem (8) que convidou a Petrobras, companhia brasileira de petróleo, a construir uma refinaria no seu país. Ele fez a afirmação durante participação em seminário na Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), no Rio de Janeiro. De acordo com o ministro, a empresa está analisando a proposta e o o governo iraquiano se compromete a fornecer petróleo a preço subsidiado.
Baban participou do seminário "Oportunidades no Mercado Iraquiano – Programa de Refino", promovido pela Onip. A rrefinaria teria capacidade mínima de refino de mais de 200 mil barris/dia, segundo informações divulgadas pela Onip. O Iraque é dono da segunda maior reserva de petróleo do mundo, com 180 bilhões de barris, principalmente em terra. A produção de petróleo iraquiana é de 2,4 milhões de barris diários.
Ali Baban chegou ao país no começo desta semana e já se reuniu com diversos representantes do setor público e privado, entre elas companhias de alimentos, automóveis, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o secretário geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

