Emirates News Agency*
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Os Emirados Árabes Unidos estão planejando um aumento na capacidade produtiva para compensar quaisquer crises no mercado internacional de petróleo, anunciou hoje (17) o ministro da Energia do país árabe, Dhaen Al Hamili.
"O aumento na capacidade tem como objetivo intensificar as reservas do país para que estejam disponíveis quando houver crises no mercado internacional de petróleo", disse Al Hamili. O ministro, no entanto, lembrou que o aumento na capacidade está sujeito aos planos de preservação do meio ambiente e a restrições à queima em poços de petróleo.
Al Hamili se comprometeu, como parte da política da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a produzir quantidades adicionais de petróleo para emergências. Segundo ele, os preços atuais estão "razoáveis", prevendo que durante o segundo trimestre do ano é possível que haja especulações que podem levar a um aumento nos preços.
Segundo Al Hamili, os países membros da OPEP concordaram em "congelar" o teto para o preço do petróleo, mas estão discutindo um novo teto, que será levado ao conselho ministerial para aprovação.
Falando sobre a decisão da Arábia Saudita em aumentar sua capacidade produtiva, Al Hamili disse que "tal decisão não deve ter impacto no mercado petrolífero. Cada país pode aumentar sua produção como achar mais apropriado".
*Tradução: Silvia Lindsey

