São Paulo – O ministro dos Emigrantes da Síria, Joseph Sweed, chega hoje (06) ao Brasil para uma visita de quatro dias. Ele é responsável pelos assuntos relacionados aos expatriados do seu país e vai se encontrar com imigrantes sírios e descendentes, além de visitar instituições fundadas e mantidas pela comunidade de origem árabe.
A viagem ao Brasil faz parte de um giro pela América do Sul. Ele já passou pela Venezuela e Argentina e depois segue para o Chile. Em Buenos Aires, por exemplo, Sweed afirmou, segundo a agência Syrian Arab News Agency (Sana), que as colônias sírias no exterior são parte essencial da cultura de seu país e têm papel importante na aproximação bilateral.
Em São Paulo, o ministro vai se encontrar com o prefeito Gilberto Kassab, visitar a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o Consulado Geral da Síria, o Esporte Clube Sírio, o Club Homs, a Mesquita Brasil, o Hospital Sírio-Libanês, a Associação Beneficente Islâmica do Brasil (Abib), o Centro Cultural Árabe Sírio, a Catedral Ortodoxa e o Lar Sírio Pró-Infância. Ele irá também ao Rio de Janeiro.
Os sírios e seus descendentes representam boa parte da comunidade de origem árabe no Brasil, estimada em 10 milhões de pessoas. Eles são menos numerosos apenas que os libaneses. A imigração teve início nas últimas décadas do século 19.
Sweed ocupa o cargo de Ministro dos Emigrantes desde julho de 2008. Nascido em 1958, ele é bacharel em direito pela Universidade de Damasco e membro do Parlamento da Síria.

