Isaura Daniel
São Paulo – O ministro de Esportes e Educação Física da Tunísia, Abdallah Kaabi, recebeu nesta sexta-feira (30), na sede do Ministério, em Túnis, um grupo de jogadores veteranos de basquete do Esporte Clube Sírio, de São Paulo. Eles estão no país para jogos amistosos com atletas locais. Os oito jogadores viajaram ao país juntamente com quatro acompanhantes, entre eles o vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hannun. O ministro recebeu o grupo acompanhado do presidente da Federação de Basquete da Tunísia, Ali Benzarti.
O ministro Kaabi, segundo Hannun, quis saber o motivo pelo qual os veteranos do Esporte Clube Sírio resolveram ir jogar na Tunísia. O grupo contou a história da viagem: uma homenagem ao ex-vice-presidente administrativo da Câmara Árabe e ex-presidente do Clube, Ramon Semin, que tinha o sonho de promover um jogo de basquete entre tunisianos e o time do Sírio, mas faleceu em 2004 antes que isso pudesse ser realizado. O grupo entregou lembranças do Clube e da Câmara Árabe, que promoveram a viagem, às autoridades tunisianas e também convidou o time da federação para jogar no Brasil.
O time do Sírio jogou na quinta-feira (29) um amistoso com atletas do Etoile, um dos três mais importantes clubes de basquete do país árabe. O Etoile venceu a partida com 47 pontos. Os brasileiros fizeram 40 pontos. Ao final da partida, que ocorreu à tarde em Sousse, cerca de uma hora e meia de Túnis, os brasileiros e os tunisianos trocaram lembranças dos seus clubes. O jogo foi, na verdade, um aquecimento para o Troféu Ramon Semin, criado pela Câmara Árabe, Esporte Clube Sírio e Consulado da Tunísia em São Paulo, para a ocasião. A partida está programada para este sábado (31), na cidade de Lagoulette, ao lado da capital da Tunísia.
O grupo de brasileiros vai jogar com a equipe de veteranos da Federação de Basquete da Tunísia, que organizou as partidas pelo lado tunisiano. A disputa estará inserida na programação de um torneio entre as oito melhores equipes principais da Tunísia, que começou na quinta-feira e segue até este sábado. O jogo com os brasileiros, porém, não integra a disputa, é apenas um amistoso. De acordo com Hannun, o basquete na Tunísia, tem uma popularidade parecida com a que tem no Brasil. Não é o esporte mais praticado – na Tunísia, o futebol é também o preferido – mas o segundo ou terceiro.
O grupo de brasileiros foi recebido também, em Túnis, pela embaixadora do Brasil no país árabe, Marília Sardenberg, com um "vinho de honra", tipo de recepção para homenagear alguém ou celebrar algum acontecimento. No encontro também estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal da capital tunisiana. Também estava programado um encontro com o prefeito de Túnis, Abbés Mohsen.

