Dubai – O ministro de estado de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, recebeu lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta segunda-feira (11) para reunião em Dubai. O presidente da entidade, Osmar Chohfi, e o secretário-geral, Tamer Mansour, falaram sobre as oportunidades de negócios entre os países e convidaram o ministro para participar do Fórum Econômico Brasil Países Árabes que acontecerá em julho do ano que vem em São Paulo, quando a entidade completará 70 anos de sua fundação. Na foto acima, Al Zeyoudi (esq.) e Chohfi (dir.).
“Há imenso potencial para crescimento no comércio entre nossos países”, disse Al Zeyoudi. Ele afirmou que o Brasil é o principal parceiro comercial dos Emirados Árabes na América do Sul e que quer impulsionar o volume de comércio entre as regiões.
O ministro disse ainda que os Emirados estão trabalhando em acordos de livre comércio com diversos países, como Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia. “Nosso mercado é maior que o GCC e a região do MENA”, disse ele, se referindo a Dubai como um hub para diversos países do mundo na região, por sua localização e fácil acesso. O GCC é o Conselho de Cooperação do Golfo.
Chohfi disse que o Brasil ainda concentra suas exportações à região nos commodities, e que a Câmara está trabalhando junto às empresas brasileiras para ampliar e diversificar as exportações para outros produtos, além de trazer para esse mercado pequenas e médias empresas. “Nós mostramos às pequenas e médias empresas como se internacionalizar e alcançar os mercados árabes”, disse o embaixador.
Tamer Mansour disse que como um hub para a região e parceiro estratégico do Brasil, os Emirados podem se beneficiar comprando produtos brasileiros como cosméticos, fármacos, suprimentos médico-hospitalares, entre outros.
Al Zeyoudi falou ainda sobre a importância de o setor privado brasileiro conhecer e passar a utilizar o passaporte mundial de logística (World Logistics Passport) para fazer negócios na região.
Participaram da reunião Rashed Al Teneji, diretor do departamento de Promoção Comercial do Ministério, Rafael Solimeo, chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Fernanda Baltazar, gerente de Relações Institucionais da entidade, e Shaheen Ali Shaheen, assessor regional no Conselho de Cooperação do Golfo, Iraque e Iêmen da Câmara Árabe.