Da Redação*
São Paulo – Na abertura da reunião de ministros das Relações Exteriores dos países do G-77 e China, evento preparatório para a Segunda Cúpula do Sul, que vai ocorrer nos dias 15 e 16 de junho em Doha, capital do Catar, o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Hamad bin Jassem bin Jabor Al Thani ressaltou a importância da evento.
Al Thani declarou que o objetivo da Cúpula está fortemente ligado às aspirações de todos, pois pretende garantir "prosperidade e qualidade de vida para os povos envolvidos", segundo informa a Qatar News Agency, agência de notícias oficial do governo do Catar.
Al Thani também disse que os países do Sul cumpriram com suas promessas ao abrir suas economias. "Incorporamos compromissos sociais em nossas estratégias de desenvolvimento e na administração de nossas economias", declarou o ministro.
Ele mencionou também a importância do comércio norte-sul, declarando que ele é "um dos principais componentes da cooperação internacional", mas ressaltou a importância da cooperação Sul-Sul, que considera mais um destes componentes. "Devemos tirar proveito das oportunidades que ela oferece. Longe de ser substituta, esta cooperação (Sul-Sul) reforça o multilateralismo".
*Tradução de Mark Ament

