Marina Sarruf, enviada especial
Dubai – A participação brasileira na Big 5 Show, maior feira de material de construção do Oriente Médio, começou com uma visita ao estande do país do ministro das Finanças e Indústria dos Emirados Árabes Unidos e vice-governante de Dubai, Hamdan Bin Rashid Al Maktoum. Ele foi recebido pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr. "O estande brasileiro foi um dos únicos que ele visitou na feira", afirmou Sarkis. O evento começou no sábado (28) e vai até amanhã em Dubai.
As perspectivas de negócios têm se mostrado tão positivas que a Câmara Árabe e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) já fizeram reserva para a edição de 2007. "No ano que vem pretendemos trazer mais empresas e ter um espaço ainda maior", disse Sarkis.
O estande brasileiro conta com 30 empresas e entidades, entre elas, a Gyotoku; Itagres; Chiarelli; Unigrês; Pisoforte; Porto Ferreira; Altivo Pedras; Ferraz Brasil; GA Pedras; Itu e Michelangelo. No estande, estão expostos três banheiros, uma sala de estar e uma cozinha, que foram construídos com material das empresas participantes. "O espaço brasileiro está chamando a atenção dos visitantes", disse Sarkis.
De acordo com ele, participar da feira e conhecer Dubai é uma ótima oportunidade para os empresários verem o quanto o emirado investe em construção civil. O boom no setor é tanto que Sarkis e o coordenador da unidade de eventos internacionais da Apex, Juarez Leal, fizeram um convite ao diretor-geral da Câmara de Comércio de Dubai, Abdul Al Rahman, e o seu sucessor, Hamad Buamim, para que organizem uma missão comercial ao Brasil. "O objetivo é que os empresários de Dubai sintam o mercado brasileiro e discutam possibilidades de investimentos e parcerias com empresas brasileiras", disse Sarkis.
Ontem, Sarkis e Leal foram visitar o centro de distribuição da Apex em Dubai, que têm 500 metros quadrados. "Temos interesse em ampliar esse espaço no ano que vem", afirmou Sarkis. Para se ter uma idéia da demanda de espaço na zona franca de Dubai, das 500 maiores empresas do mundo, 140 contam com centros de distribuição em Jebel Ali.
Missão
Hoje, a delegação empresarial de Santa Catarina que está no Golfo vai visitar a feira. Algumas empresas e associações estão esperam fazer bons contatos, como o presidente da Stone Control, que comercializa cerâmica, granitos e mármores que já sentiu uma "forte demanda na região do Golfo Arábico pelos seus produtos".
Também vão visitar a feira o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, o vice-presidente de marketing da entidade, Rubens Hannun, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Corrêa.

