Isaura Daniel
São Paulo – O chanceler do Marrocos, Mohamed Benaïssa, está hoje (14) em Brasília para discutir temas de cooperação com o governo brasileiro. Benaïssa, que também é ministro da Cooperação do país árabe, vai se encontrar com o chanceler brasileiro, Celso Amorim, à tarde. Ele deve encaminhar uma carta do rei do Marrocos, Mohamed VI, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os dois chefes de estado se encontraram em novembro de 2004, quando foi assinado um acordo quadro que deu início às negociações por um tratado de livre comércio entre o Mercosul e o país árabe. O acordo ainda não chegou a ser concluído. No encontro com Amorim, segundo a assessoria do Itamaraty, serão tratados temas de cooperação internacional. A reunião entre os dois será fechada.
O ministro do Marrocos também tem pré-agendado um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados Federais, Arlindo Chinaglia (PT), para amanhã. Em outras passagens pelo Brasil – Benaïssa já esteve quatro vezes no país – o ministro se encontrou também com representantes do Legislativo brasileiro, além do Executivo.
As relações do Brasil e do Marrocos vêm crescendo. Além do comércio bilateral, que alcançou US$ 68 milhões entre janeiro e fevereiro, o Brasil tem investimentos no país árabe. A brasileira Randon, por exemplo, montou uma planta de montagem industrial de reboques e semi-reboques no país árabe. Também há um hotel de luxo em Marrakech, o Sublime Ailleurs, que tem o brasileiro Augusto Rodrigues como um dos seus sócios.
Os dois países também estão buscando cooperação na área agrícola. O Marrocos manifestou interesse de assinar um acordo com o escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da África, que está instalado em Gana. Os marroquinos querem a experiência brasileira com a produção de biodiesel, segundo informações da Embrapa.
O ministro marroquino fica no Brasil até hoje à noite. Antes de Brasília, o chanceler esteve em Buenos Aires, capital argentina, onde teve reuniões com autoridades do país, entre elas o ministro de Relações Exteriores, Jorge Taiana. Em encontro na segunda-feira (12) eles conversaram sobre o reforço das relações dos dois países e também discutiram questões mundiais multilaterais, segundo informações do Ministério de Relações Exteriores. Do Brasil, Benaïssa viaja para o Paraguai para encontrar lideranças locais.
Benaïssa tem vasta experiência na diplomacia e nas relações internacionais. Ele atuou como político em seu próprio país, o Marrocos, e também ocupou cargos de liderança na Organização das Nações Unidas (ONU). O Marrocos vai receber, no mês de abril, uma reunião de ministros da área econômica dos países sul-americanos e árabes. O encontro dará continuidade aos assuntos da Cúpula de Países Árabes e Sul-Americanos, que ocorreu em maio de 2005, na capital federal brasileira.

