São Paulo – O ministro do Turismo brasileiro, Luiz Barretto, está em viagem pelo Oriente Médio, onde discute possibilidade de novos vôos e negócios entre o Brasil e a região. Barreto desembarcou em Istambul, na Turquia, na última quinta-feira (7), para um roteiro que inclui também Jordânia e Israel. No país árabe, onde chega neste sábado (9) pela noite, Barreto terá reuniões na capital Amã e conhecerá o sistema turístico da cidade de Petra.
"Estou retribuindo a visita que recebi da ministra do Turismo da Jordânia [Maha Khatib] no Brasil", contou Barretto em entrevista, por telefone, à ANBA. Já no sábado, ele participará de um jantar promovido pela ministra jordaniana e pela embaixada brasileira, com a participação de membros do governo do país árabe.
Na segunda feira (11), Barretto se reunirá com membros da direção do Conselho de Turismo da Jordânia, da companhia aérea Royal Jordanian Airlines, da Associação de Hotéis da Jordânia e da Sociedade de Turismo e Agentes de Viagem da Jordânia.
"Há interesse da Royal Jordanian de voar para o Brasil. Vou saber mais sobre seus planos de voar para São Paulo", relatou o ministro. A realização de voos diretos entre o Brasil e o Oriente Médio é, aliás, um dos principais assuntos da viagem de Barretto à região.
Na Turquia, em reunião com membros da Turkish Airlines, o ministro brasileiro conversou sobre a possibilidade de ligar o Brasil ao Líbano por meio de voos da companhia.
Atualmente, a Turkish Airlines realiza três voos diários de Istambul para Beirute. "Vamos tratar de como aumentar a freqüência [de voos]". A companhia turca já realiza voos diretos entre São Paulo e Istambul.
"A Síria e o Líbano são muito importantes do ponto de vista das relações culturais", disse Barretto, complementando ainda que pretende visitar estes dois países em breve. "Temos colônias importantes no Brasil, especialmente as sírias e libanesas. Temos condições de reforçar estas relações", destacou.
Entre os assuntos que serão discutidos com os representantes do setor turístico jordaniano estão ainda as oportunidades de negócios no Brasil com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Em sua visita à Petra, que ocorre no domingo, Barretto conhecerá o sistema turístico da cidade. "Eles ficaram de promover um benchmarking completo", conta. Benchmarking é o processo no qual uma organização examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar seus próprios processos naquela área.
Segundo o ministro, os jordanianos ainda conhecem pouco o Brasil. Ele destaca que a maior aproximação entre os dois países ocorreu devido à novela da TV Globo "Viver a Vida", que teve diversas cenas gravadas em Petra. Outro ponto mencionado por Barreto foi o fato de Petra e Rio de Janeiro terem concorrido juntos, e ganho, a votação para escolha das novas sete maravilhas do mundo.
De acordo com Barretto, esta viagem é uma "abertura" para os trabalhos de promoção do Brasil como destino turístico na região. Segundo ele, este processo terá continuidade. "A Embratur está prospectando estes mercados", disse. A Embratur é um braço do Ministério do Turismo responsável pela execução da política nacional de Turismo.

