Sharjah – Em sua passagem pelos Emirados Árabes Unidos, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, o astronauta Marcos Pontes, está apresentando o potencial brasileiro em setores de ponta, como o espacial, e tentando atrair investimentos na área ao País. Ele falou nesta terça-feira (19) no ‘Seminário Empresarial sobre Inovação Brasil-Emirados Árabes Unidos’, realizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com o Parque de Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Sharjah (SRTIP, na sigla em inglês).
Pontes visitou o parque com delegação oficial de nove pessoas e foi recebido pelo CEO do SRTIP, Hussain Al Mahmoudi. O seminário ocorreu em auditório do parque e a realização teve apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI). Mais de 80 pessoas participaram do evento e houve transmissão ao vivo de parte das palestras pelo canal do Ministério no Youtube.
Em entrevista à reportagem da ANBA durante a passagem por Sharjah, Pontes disse que além de inaugurar uma exposição sobre os projetos espaciais brasileiros no pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, está em busca de investimentos para o setor espacial brasileiro, bem como nos setores de inteligência artificial e energias renováveis. Já o SRTIP foi inaugurado em novembro do ano passado e busca atrair startups, empresas e instituições de tecnologia para se instalarem no emirado.
“Esta é a Semana do Espaço na Expo e o ministério é responsável pela política espacial, então o ministério tem esta ‘boa obrigação’ de preparar o pavilhão do Brasil para buscar negócios. O Brasil está atualmente com avanços muito grandes no setor espacial, comparado com as últimas décadas. Em dois anos e meio, nós conseguimos lançar quatro satélites, um deles completamente nacional, que vinha sendo construído e conseguimos finalizar e agora já está funcionando 100% no espaço, o Amazônia 1”, contou o astronauta à ANBA.
O ministro afirmou estar em busca de parcerias internacionais para o Centro Espacial de Alcântara. “É uma oportunidade muito boa, temos aqui países diversos falando sobre espaço, eu já tive a oportunidade de visitar alguns pavilhões [na Expo], e conversar com alguns coordenadores para ver se conseguimos trazer essas parcerias para o programa espacial brasileiro, e isso se aplica à infraestrutura, com centro de lançamento, laboratórios, desenvolvimento de sistemas espaciais, área de aplicações no espaço e foguetes, e aqui é um local onde podemos buscar essas parcerias todas”, declarou.
Leia mais: Marcos Pontes abriu Semana do Espaço em Dubai
Outros setores nos quais o ministério vem buscando investimentos internacionais são o de inteligência artificial e energias renováveis, além de materiais avançados, como nióbio e grafeno. Segundo Pontes, há boas possibilidades de parceria com os Emirados, e é possível trazer empresas brasileiras para o país árabe e, ao mesmo tempo, buscar investimentos para dentro do Brasil. “Temos um mercado muito atrativo”, disse.
Segundo o CEO do Parque de Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Sharjah, Hussain Al Mahmoudi, há diversas oportunidades para empresas e instituições de pesquisa brasileiras nos Emirados, e em especial, no SRTIP. “O Brasil tem um grande histórico em tecnologia, podemos oferecer uma plataforma para que essas tecnologias e essas empresas entrem no mercado do Oriente Médio”, disse à ANBA.
Al Mahmoudi listou oportunidades para startups e instituições brasileiras nos setores da indústria espacial, em tecnologia alimentar, educação, impressão em 3D, tecnologia do meio ambiente e da água. “O Brasil oferece uma grande diversidade, é um grande mercado, e um mercado aberto para empresas do Oriente Médio investirem nos setores de petróleo, educação e tecnologia. A realização deste fórum serviu para cimentar esta relação e abrir novas portas para investimentos bilaterais”, disse.
Da abertura do seminário participaram, além de Pontes e Al Mahmoudi, o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, o presidente da Câmara Árabe, o embaixador Osmar Chohfi, e a chefe executiva de operações da Apex-Brasil no Escritório para o Oriente Médio e Norte da África, Karen Jones.
Chohfi disse que o prédio do Parque de Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Sharjah materializa a importância que Sharjah dá à ciência e à tecnologia. “Devemos nos adaptar às novas demandas da economia 4.0”, disse o embaixador. Ele lembrou que Sharjah é muito conhecido como emirado da cultura, e que uma aliança sólida pode aproximar o Brasil do emirado para a troca de tecnologia, ciência e inovação.
Karen Jones disse que os Emirados vêm fazendo um grande esforço para se posicionar na vanguarda da inovação e da tecnologia, e que a Apex-Brasil tem o papel de identificar boas oportunidades para as empresas brasileiras. “Esperamos que a nossa parceria (Brasil e Emirados) se fortaleça”, disse.
O embaixador Igreja convidou o público a visitar o pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai, e disse que Sharjah oferece um ambiente especial para promover a inovação. “Queremos trazer inovadores brasileiros e startups brasileiras para cá, para trabalhar nessas oportunidades”, declarou.
Painéis
Além do pronunciamento das autoridades e lideranças, o evento trouxe discussões sobre inovação em alguns painéis. O primeiro teve como tema as oportunidades e desafios no ambiente de inovação nos países árabes e no Brasil, com moderação de Al Mahmoudi. Os painelistas foram Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Mohammed Juma’a Al Musharrakh, CEO do Sharjah FDI Office, e Ludmilla Figueiredo, diretora de Investimentos do escritório da Apex-Brasil para o Oriente Médio e Norte da África.
O segundo painel foi sobre investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação nos países árabes e no Brasil. Falaram o secretário de Estruturas Financeiras e Projetos do MCTI, Marcelo Meirelles, e o presidente do Comitê Diretivo do Women-in-Tech, Gustavo Figueroa.
Além dos painéis, houve também uma breve apresentação de representantes de três startups que estão no pavilhão brasileiro na Gitex, feira de startups que está acontecendo esta semana em Dubai. Se apresentaram André Palma, da Asel Tech, do setor de petróleo e gás; Paulo Tenorio, da Trakto, da área de marketing digital; e Alice Girardi, da Technano Solution, do setor de Biotech.