Da redação
São Paulo – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse ontem (07) que o Conselho do Agronegócio (Consagro) deverá instalar em breve a Câmara Setorial de Agricultura Orgânica, informou a assessoria de imprensa do ministério.
O ministro fez a afirmação durante encontro com autoridades e empresários noruegueses que estão visitando o Brasil. O objetivo da câmara é criar políticas públicas de estímulo à atividade, proporcionando uma melhor organização dos produtores do setor para que possam aumentar a produção e ampliar mercados.
Durante a reunião, Rodrigues lembrou que hoje a União Européia e os países desenvolvidos da Ásia têm mercados expressivos de produtos orgânicos. "Cerca de 20% dos produtos hortifrutigranjeiros consumidos no Japão e na Coréia do Sul têm origem orgânica", disse o ministro. Com o seu potencial agrícola, o Brasil quer se preparar para atender também esse nicho de mercado.
A Arábia Saudita já demonstrou interesse nos produtos orgânicos produzidos no Brasil. O Ministério da Agricultura do país está coletando toda informação possível sobre esse tipo de agricultura, incluindo padrões e especificações de produção, normas e regulamentos que regem a área, informou a Embrapa à ANBA.
De acordo com Rodrigues, os produtos orgânicos não representam sequer 2% do mercado de hortifrutigranjeiros. "Há um enorme espaço para avançar na direção do crescimento desses produtos, que têm um valor agregado mais alto", destacou.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o mercado mundial de produtos orgânicos aumentará 20 vezes até 2005, alcançando uma cifra de US$ 100 bilhões. No Brasil, a taxa de crescimento interno do setor é de 20% ao ano. Em 1999, o valor da produção orgânica foi estimado em US$ 150 milhões.