São Paulo – O ministro do Investimento da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, afirmou nesta terça-feira (16), no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que a transição energética é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento das nações do Golfo, que são grandes produtoras de petróleo, em um painel intitulado “Gulf Economies: all in”.
“O mais importante é ter estabilidade política, visão de longo prazo e consistência”, disse Falih (foto acima), segundo informações do jornal Arab News. Ele afirmou que a região irá fazer a transição para uma economia menos dependente do carbono, terá um “mix” adequado de ofertas de energia, entre as quais, derivados de petróleo por um longo tempo, porém proporcionando o desenvolvimento de outros modelos.
O ministro disse que a Arábia Saudita tem investido em projetos energéticos em outros países do Golfo, como Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã enquanto constrói seu próprio setor de energia limpa, em projetos como o de energia gerada a partir do hidrogênio. Ele afirmou, ainda, que investimentos em inteligência artificial são uma tendência para os próximos anos para a região, assim como aqueles em infraestrutura.