São Paulo – Os ministros das Relações Exteriores do Sudão, Ali Ahmed Karti, e Celso Amorim, do Brasil, assinaram nesta quarta-feira (24), em Brasília, acordos para o estabelecimento de comissão mista, que prevê reuniões multidisciplinares entre os dois países, e para isenção de vistos em passaportes diplomáticos, oficiais ou de serviços.
Karti foi recebido por Amorim durante um almoço de trabalho. Além dos acordos, os ministros discutiram sobre a situação política no Sudão e de como o Brasil pode colaborar na questão eleitoral do país, que deverá ter um plebiscito, em janeiro, para definir se o território do país africano será ou não dividido em dois.
De acordo com informações do Itamaraty, o Brasil deve enviar uma missão de observadores ao Sudão para colaborar nesse processo eleitoral. O referendo é uma exigência da região Sul do país, rica em petróleo, que busca a independência.
Os ministros trataram ainda de temas como missões empresarias e comerciais. Karti esteve também com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Gerardo Fontelles, e com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Em sua visita ao Brasil, Karti vai passar ainda por Belo Horizonte e São Paulo, onde será recebido pela diretoria da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Ele fica no país até a próxima sexta-feira (26).

