Algérie Presse Service
Haia (Holanda) – A conferência ministerial sobre parceria euro-mediterrânea, que começou na segunda-feira (29) em Haia, na Holanda, e contou com a presença do ministro argelino de Relações Exteriores, Abdelaziz Belkhadem, deve dar novo impulso à cooperação entre os dois lados do Mar Mediterrâneo.
A conferência reúne ministros de relações exteriores de 25 países da União Européia (UE), e de seis países ao sul e leste do Mediterrâneo. De acordo com Benita Ferrero-Waldner, comissária de Relações Externas e Política Européia de Vizinhança, essa é a oportunidade para a UE reafirmar seu compromisso e dar novo impulso à parceria euro-mediterrânea.
"Uma das minhas maiores prioridades é oferecer aos parceiros do Mediterrâneo a possibilidade de estabelecer relações políticas e econômicas mais próximas com a UE", afirmou a comissária.
A Comissão Européia também indicou que um encontro está sendo programado para o próximo ano em Barcelona, para celebrar os 10 anos do lançamento da parceria euro-mediterrânea, e que para isso estão buscando identificar áreas de interesse comum para ajudar os países na região a construir uma cooperação regional sólida.
A Política Européia de Vizinhança, designada para estabelecer laços econômicos e políticos mais próximos com a costa sul do Mediterrâneo, está mantendo o plano de criar, até o ano de 2010, uma zona de livre comércio composta pela União Européia e todos os países do Mediterrâneo.

