São Paulo – Os ministros das Relações Exteriores dos países da América do Sul e árabes se reuniram nesta quarta-feira (21), em Nova York, paralelamente à 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU. De acordo com comunicado divulgado pelo Itamaraty, a 3ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa) foi remarcada para os dias 26 e 27 de setembro de 2012, em Lima, no Peru.
O encontro de chefes de estado das duas regiões deveria ter ocorrido no início deste ano, mas foi suspenso por causa da Primavera Árabe, onda de levantes populares que já resultou na queda dos regimes do Egito, Tunísia e Líbia. A primeira cúpula foi realizada no Brasil, em 2005, e a segunda em Doha, no Catar, em 2009.
Ainda este ano, segundo o comunicado, serão realizadas reuniões ministeriais das áreas de turismo, na Jordânia, educação, no Kuwait, e economia, na Bolívia. Para 2012, estão programados encontros dos setores de meio ambiente, no Equador, assistência social, no Líbano, energia, nos Emirados Árabes Unidos, além de um evento da área industrial, promovido pela Organização Árabe de Desenvolvimento Industrial e Mineração (Aidmo, na sigla em inglês), e um fórum cultural da Aspa na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Ainda de acordo com o comunicado, os chanceleres cumprimentaram os palestinos pela decisão de pedir o reconhecimento de seu estado pela ONU, o que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, prometeu fazer nesta sexta-feira (23). Eles também parabenizaram os países que já reconheceram a Palestina oficialmente, principalmente os da Aspa.

