São Paulo – Empresas árabes realizaram na última semana uma missão ao Brasil que rendeu a elas maior entendimento do mercado brasileiro, conhecimento sobre investimentos no País e contatos para negócios. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira, promotora e organizadora da iniciativa, preparou uma agenda para o grupo, além de encontros B2B individuais de acordo com os interesses de cada companhia. Participaram oito empresas de países árabes.
“A intenção da realização da missão foi proporcionar ao empresariado árabe a oportunidade de se aprofundar nas especificidades do mercado brasileiro. Promovemos uma agenda intensa de reuniões e networking com parceiros públicos e privados no Brasil. A retomada das atividades presenciais traz novas perspectivas para as relações comerciais entre as duas regiões, principalmente para aqueles que estão entrando agora no mercado brasileiro. É um primeiro passo, em meio a uma duradoura e frutífera jornada na qual a Câmara Árabe, inclusive através dos seus escritórios internacionais, estará sempre à disposição para auxiliar. O próximo passo é o acompanhamento das empresas para as auxiliarmos no planejamento estratégico de internacionalização. Esse é o nosso trabalho”, disse a diretora de Novos Negócios da Câmara Árabe, Daniella Leite.
As empresas integrantes da missão foram as egípcias Consolidation Marine Service (CMS), de agenciamento de cargas, Daltex, que comercializa produtos agrícolas como laranjas, alho e batatas, Egyptian Financial & Industrial Co. (EFIC) e Suez Company for Fertilizers Production (SCFP), produtoras de fertilizantes, Antika, de réplica de antiguidades históricas, e a Egyzone, plataforma de comercialização de produtos egípcios. Além dessas, também estiveram as empresas dos Emirados Árabes Unidos Modern Living, do setor imobiliário, e Pantanal Trading, de comércio exterior.
O grupo participou do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorreu no dia 4 de julho na capital paulista e teve a presença de cerca de 600 empresários, diplomatas, acadêmicos e lideranças do setor privado do Brasil e países árabes, em um público total de 3 mil pessoas entre online e in loco. Algumas das companhias, como a EFIC, SCFP, Modern Living e Pantanal Trading, estiveram entre os patrocinadores do evento, que trouxe para o debate as principais pautas do relacionamento Brasil-países árabes.
Como parte da programação da missão árabe no Brasil, os representantes das empresas fizeram uma visita técnica na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), onde puderam conhecer o espaço de comercialização de alimentos e quem são seus concorrentes nestes produtos no mercado brasileiro. Eles também tiveram encontro na empresa KPMG, que permitiu ao grupo aprofundar conhecimentos sobre o cenário político-econômico do Brasil, o setor do agronegócio, o ambiente regulatório e tributário, e as práticas ESG nas empresas brasileiras.
Esteve na agenda a participação em seminário na Câmara Árabe sobre a relação Brasil-Egito, no qual os integrantes da missão puderam ter contato com representantes do governo de Minas Gerais para conhecer mais sobre as possibilidades de investimentos no estado, além de fazer networking com os demais presentes no evento. O grupo também foi recebido no Porto de Santos, podendo ver in loco como acontece o processo de exportação e importação no Brasil.
A agenda incluiu ainda uma reunião com o escritório de advocacia Tocantins & Pacheco Advogados, na qual os árabes conheceram como funciona o universo jurídico no Brasil, as principais leis do País, especialmente as que impactam investidores estrangeiros. Na Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), o grupo teve contato com as possibilidades de investimentos e o apoio que a agência oferece.
Também fizeram parte da programação algumas atividades culturais e sociais para que os árabes pudessem conhecer essa faceta no Brasil, que costuma impactar os negócios. Eles participaram do jantar de comemoração dos 70 anos da Câmara Árabe, na sequência do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, e de um coquetel no estande da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Entre as empresas integrantes da missão estiveram desde aquelas que estavam tendo contato com o mercado brasileiro pela primeira vez com o intuito de desbravar o País para o início dos negócios, até outras que já exportam para o Brasil e querem ampliar a presença, caso das fornecedoras de fertilizantes EFIC e SCFP, que são parte do mesmo grupo empresarial egípcio. A agenda aconteceu no estado de São Paulo.