São Paulo – A missão liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, aos Emirados Árabes Unidos nesta semana aproximou os dois países na pauta da sustentabilidade. Tanto a agenda do ministro como as atividades da delegação empresarial que o acompanhou foram permeadas pelo assunto, também uma das grandes temáticas internacionais atualmente. Na foto acima, delegação saindo de instituto de pesquisa.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apoiaram a programação empresarial. O grupo esteve nos Emirados entre segunda-feira (31) e quinta-feira (03), após passar por Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita.
“Foi muito bom para a imagem do Brasil a delegação ter passado por aqui. Mostramos aos importadores, distribuidores e empresas árabes que o Brasil está trabalhando para aumentar ações de sustentabilidade e buscando tecnologia para poder ser mais eficiente na produção”, disse o diretor do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo.
Assim como nos demais países, nos Emirados Árabes Unidos, Fávaro apresentou o programa sustentável de alimentos brasileiro, que visa recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade para aumento da produção agropecuária com sequestro de carbono e manutenção de 66% do território preservado do Brasil.
Fávaro tratou do assunto em suas reuniões e viajou tendo como foco buscar investimentos para o programa. Nos Emirados, ele esteve com a ministra de Estado para Cooperação Internacional, Reem Al Hashimy, com o ministro de Estado de Comércio Internacional e ministro responsável pela Atração e Retenção de Talentos no Ministério da Economia, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, e com subsecretário do Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, Mohammed Al Nuaimi.
Com a delegação empresarial, o ministro foi recebido pela diretora-geral do Centro Internacional de Agricultura Biossalina (ICBA), Tarifa Alzaabi. O ICBA trabalha com pesquisa agrícola e leva adiante projetos inovadores na direção de uma agricultura mais sustentável e tecnológica. A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Mapa e ICBA farão intercâmbio de informações, conhecimento técnico e transferência de tecnologia.
O ministro também teve reuniões com representantes de fundos de investimentos e do grupo Agthia. O grupo de empresários da missão visitou ainda, nos Emirados Árabes Unidos, a Khalifa Industrial Zone Abu Dhabi (Kizad), onde está instalada a empresa brasileira BRF com uma planta industrial.