São Paulo – Uma missão comercial brasileira estará na Argélia a partir da próxima terça-feira (2) em busca de oportunidades de negócios no país do Norte da África. Organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, terá seis empresas de alimentos e bebidas, além de lideranças da instituição, em uma agenda que reúne visitas técnicas, seminário e rodada de negócios.
Na quarta-feira (3), a delegação brasileira assistirá ao “Seminário Sinergias e Oportunidades entre Brasil e Argélia” na Câmara Argelina de Comércio e Indústria em Argel, a capital do país. Este encontro irá apresentar as características e demandas daquele mercado, além das oportunidades que oferece. Após o seminário, os empresários brasileiros participarão de rodadas de negócios com potenciais clientes argelinos. A agenda continua na quinta-feira (4), com visitas técnicas.
Estão confirmadas na missão as empresas Manuel & Vitta, de direito aduaneiro; a consultoria Prime Company; e as tradings BRA Commodities, Timbro, Aurea e APS Agrícola.
Diretora de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar afirma que a viagem é uma oportunidade de acessar o mercado argelino e conhecer as demandas dos importadores locais: “A Argélia está se abrindo e é um parceiro histórico do Brasil que tem demanda reprimida por produtos brasileiros. Eles têm demonstrado interesse em se aproximar do nosso mercado”, afirma. O presidente da Câmara Árabe, William Adib Dib Junior, estará na missão e nos encontros.
De acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizado pela Câmara Árabe, em 2024 o Brasil exportou US$ 2,5 bilhões para a Argélia, em alta de 8% sobre o ano anterior. Açúcar, milho, soja e minério de ferro foram os principais produtos embarcados. No mesmo período, o Brasil importou US$ 1,4 bilhão da Argélia, em queda de 23,3% em comparação com o ano anterior. Os principais produtos importados foram petróleo bruto, petróleo refinado e fertilizantes nitrogenados.


