Isaura Daniel
São Paulo – Uma missão com cerca de 30 empresários e representantes do governo da Argélia chegará ao Brasil no dia 26 deste mês. O grupo, formado principalmente por importadores, virá ao país para fazer negócios com empresas brasileiras. "É uma missão compradora", disse o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Michel Alaby.
A CCAB está organizando a visita juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria da Argélia e a Embaixada do país árabe em Brasília.
O diretor-geral para as Américas do Ministério de Relações Exteriores da Argélia, Dani Benchaa, já confirmou presença. Os argelinos ficarão no Brasil por cinco dias e participarão de rodadas de negócios com empresas nacionais.
De acordo com Alaby, a carne brasileira é um dos principais interesses dos empresários árabes. Na lista de produtos que eles querem adquirir, porém, estão desde os agroalimentares, como açúcar, café, soja e milho, até couros, produtos químicos para a agricultura, eletrodomésticos, equipamentos esportivos e para fitness, máquinas para indústria do vestuário e calçados, máquinas agrícolas, matérias-primas para fabricação de luminárias, chapas de alumínio, quadros de distribuição elétrica, ar-condicionado, gado vivo, matéria-prima e máquinas para processamento de papel, máquinas para abatedouros de bovinos, ovinos e aviários, ração animal, material de construção, material para sinalização de estradas. Também há interesse em parcerias na área de construção civil.
As empresas brasileiras que queiram oferecer seus produtos podem se inscrever no Departamento de Marketing da CCAB (veja contato abaixo). Também vão haver argelinos interessados em vender seus produtos. Eles, porém, estarão em menor número em relação aos importadores. O grupo vai oferecer massas , semolina e compensados de madeira.
Conselho
Além das rodadas de negócios, haverá, no primeiro dia de encontro (26), um seminário com pronunciamentos de representantes dos dois países. Também vai ser lançado oficialmente o Conselho Empresarial Brasil-Argélia, formado por empresários dos dois lados e coordenado pela CCAB, no Brasil, e pela Câmara de Comércio e Indústria da Argélia, no país árabe. O grupo vai trabalhar para fomentar negócios entre as duas nações. A assembléia de lançamento ocorrerá no final da tarde do dia 26.
Os argelinos ficam em São Paulo até o dia 28 e partem então para o Rio de Janeiro. Além de conhecer os principais pontos turísticos da capital fluminense, eles vão se encontrar com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e participar de rodadas de negócios com empresas do estado. Eles retornam para a Argélia na tarde do dia 30.
A idéia da visita surgiu durante a Feira Internacional de Argel, no início do mês de junho, da qual empresários brasileiros participaram. Eles expuseram seus produtos num estande organizado pela CCAB e pelo Itamaraty.
Negócios
As rodadas de negócios devem fomentar o aumento do comércio entre o Brasil e a Argélia. Hoje o Brasil tem um grande déficit na balança comercial com o país árabe, em função das importações de petróleo e derivados. Os argelinos venderam US$ 1 bilhão para o Brasil desde o início do ano até julho e compraram US$ 170 milhões. O saldo negativo, para o Brasil, é de US$ 830 milhões.
As vendas brasileiras para a região, porém, estão crescendo. Em todo o ano passado elas ficaram em US$ 153 milhões, US$ 17 milhões a menos do que a receita obtida apenas até o mês de julho deste ano.
O secretário-geral da CCAB acredita que o faturamento do Brasil com envios para a região deve pelo menos dobrar até o final do ano. "O Brasil é apreciado na Argélia, tem um bom nome, participa em feiras constantemente e a ministra Dilma (Roussef, do Ministério das Minas e Energia) esteve lá no ano passado", disse.
A presença da missão argelina no país também tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Informações:
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB)
Departamento de Marketing
Telefone: +55 (11) 3283-4066
E-mail: marketing@ccab.org.br

