Da redação
São Paulo – Uma missão veterinária da União Européia vai começar, no dia 30 de agosto, visitas a fazendas, frigoríficos, certificadoras, unidades de inspeção sanitária e postos de fronteiras em sete estados brasileiros habilitados a exportar carne bovina para o bloco europeu. O grupo vai visitar os estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo.
A missão permanecerá 15 dias no Brasil e vai checar informações e procedimentos nas áreas de inspeção, saúde animal e o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Uma atenção especial será dada ao modelo de rastreabilidade, cujas propostas de alteração foram parcialmente rejeitadas em junho pelo bloco. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e os produtores brasileiros resolveram esperar a missão para então implementar os ajustes no sistema de rastreabilidade.
Importante parceiro comercial, o bloco europeu comprou no ano passado 25% do volume de carne bovina exportado pelo Brasil, gerando mais de 38% da receita do setor.

