Tunis Afrique Presse*
Túnis – O Fundo Monetário Internacional (FMI), que está em missão à Tunísia neste momento, fez uma avaliação positiva do desempenho da economia do país árabe do Norte da África. Na avaliação da missão FMI, o gerenciamento eficaz da economia do país tem assegurado um crescimento forte e preservado a estabilidade macroeconômica do país.
Em nota divulgada à imprensa na segunda-feira (28), a missão do FMI afirma que o crescimento econômico do país foi reconhecido por autoridades internacionais como o Fórum de Davos, que recentemente classificou a Tunísia como o país mais competitivo da região, e a agência japonesa de classificação de risco R&I, que elevou a classificação da Tunísia de BBB+ para A- em 2007.
A missão do FMI, que está na Tunísia desde 14 de maio, salientou a importância de acelerar o crescimento econômico no país. A estratégia, de acordo com o FMI, consiste em consolidar a posição macroeconômica do país, dar continuidade à abertura gradual da economia, incentivar o investimento privado e implementar reformas, principalmente no sistema educacional.
O crescimento real do PIB do país, que foi de 4% em 2005, aumentou para 5,4% em 2006. A inflação cresceu em 2006 em conseqüência da alta nos preços internacionais do petróleo, mas caiu rapidamente para uma média de 2,4% nos quatro primeiros meses de 2007. A dívida externa, que correspondia a 65,4% do PIB em 2005, diminuiu para 59,1% do PIB no ano passado.
As perspectivas econômicas de curto e médio prazo são favoráveis, segundo o relatório da missão do FMI. De acordo com a previsão do Fundo, o crescimento real do PIB em 2007 deverá ser de 6% e a inflação deve ficar em torno de 3%.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

