Dubai – As empresas que integraram a missão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ao Oriente Médio, realizada esta semana na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, informaram ter perspectivas de negócios de US$ 81,3 milhões nos próximos 12 meses, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (18) pelo MDIC.
A estimativa foi feita por 26 indústrias e tradings que participaram de rodadas de negócios com empresários árabes. De acordo com o MDIC, foram feitos 503 contatos com 232 importadores. Além de executivos dos Emirados e Arábia Saudita, compareceram representantes de companhias de Omã, Bahrein, Catar, Kuwait, Jordânia e Líbano. As empresas brasileiras ofereceram principalmente alimentos e bebidas, e produtos para casa e construção.
No total, a delegação teve presença de mais de 40 companhias. Além das que estiveram nas rodadas de negócios, houve agendas separadas para empresas das áreas de defesa, construção e instituições que buscam atrair investimentos para projetos no Brasil.
As construtoras, por exemplo, visitaram entidades responsáveis por obras nos dois países, para conhecer projetos e saber como participar, e bancos, como o National Bank of Abu Dhabi, dos Emirados, que oferece financiamentos para obras de infraestrutura e outras. Diferentemente das demais companhias, as empreiteiras participaram também de encontros no Catar. OAS, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Fidens integraram a delegação.
A parte de atração de investimentos consistiu na realização de seminários para apresentação de projetos em diferentes áreas. O Banco Modal divulgou empreendimentos de hotelaria; a Terra Roxa Investimentos, de infraestrutura; a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) promoveu o estado do Rio Grande do Sul e um porto; a rede hoteleira Four Seasons, seu primeiro hotel no Brasil; o BH Technology Park, um parque tecnológico na capital minera; e a Inhotin Greenhouse Projects, uma iniciativa de desenvolvimento de estufas para preservação de biomas, com eventual uso nas áreas de turismo e pesquisa.
As companhias de defesa tiveram reuniões com órgãos estatais.
Brunch
Como último compromisso nos Emirados, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, que liderou a delegação no país, participou nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, de um “brunch” com representantes de empresas brasileiras que têm filiais na região, como BRF, Seara, Tramontina, JBS, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, Dental Flex, Guaraná, DHB, Marcopolo e Vale. Neste sábado, Pimentel tem agenda em Riad, a capital saudita.

