Agência Sebrae
Bento Gonçalves – Uma missão de empresários gaúchos partiu para conquistar espaço e firmar parcerias com um dos mercados mais importantes no setor de máquinas, matérias-primas e acessórios para móveis no mundo: a China. O grupo de sete empreendedores da Serra Gaúcha está em Guangzhou, capital da província de Guangdong, ponto de entrada para os negócios com o país oriental.
Na cidade de seis milhões de habitantes, começou, ontem(27) e até o dia 30, a Feira Interzum, na qual parte dos contatos previstos será efetivada. A missão inclui ainda visitas a indústrias chinesas de máquinas, matérias-primas e acessórios para móveis.
Para agilizar e tirar o máximo proveito da visita dos empresários à China, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) contratou Elias Antunes, consultor especializado naquele mercado e com domínio do Mandarim, idioma oficial do país. Os sete empresários brasileiros têm previstas visitas à Interzum.
Em 2006, a feira contou com 548 expositores de mais de 20 países, como Itália, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Cingapura, Malásia, Coréia e Taiwan, entre outros.
Ainda na quinta, os empresários iniciam as visitas às indústrias chinesas, agenda que prossegue até sábado. A viagem de volta tem início no domingo, dia 1º de abril. O retorno do grupo de empresários da Serra Gaúcha ao Brasil ocorre no dia 3 de abril.
"Os fornecedores brasileiros do setor moveleiro sofrem diretamente os efeitos da competitividade com a China. Por isso, além de conhecer novas tecnologias, visitar potenciais fornecedores e examinar a possibilidade de firmar parcerias, o grupo terá a oportunidade de conhecer empresários do segmento do mundo inteiro nos contatos estabelecidos por meio da Interzum", explica a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Madeira e Móveis da Serra Gaúcha, Thaísa Rodrigues.
O projeto é impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e parceiros. Os APL são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e com outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa. As empresas que participam da missão integram o APL.

