Dubai – A missão empresarial da Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi conhecer uma fazenda vertical dentro de um contêiner em Abu Dhabi, a Madar Farms nesta segunda-feira (01). A companhia produz 22 variedades de verduras folhosas e micro verduras, como alface, rúcula e manjericão, além de flores comestíveis. A Madar não exporta e está trabalhando no crescimento interno. Por enquanto, ela vende para restaurantes e varejistas como Carrefour, Spinneys e Barakat.
São produzidos 15 quilogramas de verduras folhosas por semana. Por mês, são colhidos 300 quilogramas de micro verduras. As informações foram dadas durante a visita do grupo brasileiro pelo engenheiro de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, Muhammad Shoaib. Em outra área parecida com esta, a Madar produz diferentes tipos de tomate, e quer alcançar a marca de uma tonelada ao dia. O Khalifa Fund incentiva o projeto.
Um quilograma de alface comum costuma custar cerca de 20 dirhams, enquanto esta da fazenda vertical custa entre 150 e 200 dirhams, em média. Apesar do valor alto, a Madar Farms já representa 20% do mercado em Dubai, Abu Dhabi e Ras Al Khaimah. “Queremos aumentar nossa produção para, assim, podermos baixar os preços”, disse Shoib. O objetivo da empresa, segundo ele, é fornecer um alimento fresco e sustentável, com consistência, sabor e qualidade garantidos.
O pé de alface costuma levar oito semanas para crescer, e eles pretendem diminuir este processo para 36 dias, mantendo o mesmo número de nutrientes, e aumentando o processo de fotossíntese da planta. É importante controlar a temperatura e umidade do local, ou pode se perder toda uma plantação. A planta de Abu Dhabi começou a funcionar em 2019, e a empresa foi fundada em 2017.
As atividades da missão empresarial da Câmara Árabe começaram neste domingo (31) nos Emirados. A delegação, integrada por 11 empresas, também vai passar pelo Catar. Os dois países são sedes de grandes eventos mundiais. Nos Emirados Árabes Unidos ocorre desde outubro até o final de março do ano que vem a exposição universal Expo 2020 Dubai. O Catar recebe a Copa do Mundo da Fifa em novembro e dezembro de 2022. A missão vai até o próximo final de semana com atividades de prospecção de negócios e para formação sobre os mercados árabes.