São Paulo – A delegação brasileira que está na Missão Internacional do Transporte aos Emirados Árabes cumpriu agenda no emirado de Sharjah, que fica aproximadamente a 30 quilômetros de Dubai. A comitiva visitou nesta semana a sede do Sharjah Research Technology and Innovation Park, onde conheceu os detalhes do ecossistema de inovação ali instalado.
De acordo com a Agência CNT, a executiva sênior do parque, Naziha Antar, afirmou que o local reúne 22 universidades e institutos, 47 mil estudantes em atividade, e conta com 1,5 bilhão de dirhams (moeda local) de investimento anual em educação. O parque reúne a colaboração e o fomento do governo, da indústria e da academia.
Ainda na região de Sharjah, a comitiva teve contato com impressoras 3D utilizadas na fabricação de materiais de construção, além de testarem uma linha experimental de um veículo voador, desenvolvido pela uSky Transport, com sede na Bielorrússia. De acordo com a empresa, uma rede como essa, implementada em toda a cidade, poderia suportar 10 mil passageiros por hora, com os veículos aéreos sendo capazes de viajar em até 150 quilômetros por hora.
Tecnologia e cidades inteligentes
Já em Dubai, no escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no emirado, os empresários tiveram uma demonstração do aplicativo CAFU, focado em delivery de combustível. “Essa tecnologia tem potencial para transformar Dubai em uma grande smart city. O sistema enche o tanque de qualquer veículo, onde quer que esteja”, disse a representante da empresa, Alaa El Huni, responsável pela área de expansão internacional e parcerias, à Agência CNT.
No mesmo dia, a comitiva teve um encontro com Karen Jones, chefe de operações do Escritório da Apex-Brasil para Oriente Médio e Norte da África, em Dubai.
Transporte público em Dubai
A agenda da missão também incluiu a visita à Autoridade de Estradas e Transporte de Dubai (RTA), que apresentou o modelo de transporte público no emirado. A RTA é responsável por ações como o planejamento e execução de projetos de transporte e tráfego em Dubai, elaboração de legislação e planos estratégicos e planejamento e construção do metrô local.
A diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart, reiterou que a delegação tem o propósito de aprender com as boas práticas na área de mobilidade, transporte público e legislação com foco no transporte de passageiros e cargas.
Os brasileiros também visitaram a Expo 2020 Dubai e, nesta quarta-feira (19), tiveram um encontro com representantes do Ministério de Energia e Infraestrutura do país (Moei). Durante o evento (foto no topo da matéria), foi debatida a perspectiva governamental do setor de transportes dos Emirados Árabes Unidos, bem como as ações do sistema CNT para o setor no Brasil. A agenda segue com atividades até o dia 22 de janeiro. A missão é organizada pela Câmara Árabe e promovida pelo Sistema CNT, por meio do Sest Senat.