Kuwait News Agency*
Tóquio – A Mitsubishi, do Japão, vai construir um complexo de geração de energia elétrica e dessalinização de água do mar no valor de US$ 1,96 bilhão na Arábia Saudita. A obra será realizada em parceria com um consórcio local que inclui a Gulf Investment Corp., do Kuwait, conforme noticiou o jornal Nikkei Shimbun na quarta-feira (22).
A Mitsubishi venceu uma licitação do governo Saudita, em parceria com a Gulf Investment Corp. e a companhia saudita ACWA Power Projects. O projeto é o primeiro na Arábia Saudita em parceria com uma empresa japonesa e tem como objetivo sanar a escassez de eletricidade e água frente ao crescimento dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), impulsionado pela alta nos preços do petróleo.
O Shuqaiq Independent Water and Power Project tem conclusão prevista para 2010. A usina deverá gerar 850.000 quilowatts e 178 milhões de litros de água potável por dia. As parceiras vão criar uma companhia para operar o projeto, mantendo 60% das ações, e o restante irá para o governo saudita. Antes do fim do ano, o consórcio deverá fechar um acordo de fornecimento com 20 anos de duração com as companhias locais de água e energia elétrica.
A gigante de Tóquio está aplicando a experiência acumulada em projetos nos Estados UNidos e na Ásia em suas incursões no Oriente Médio. Com um crescimento populacional 3% ao ano, os países do Oriente Médio enfrentam um problema de infra-estrutura e os países do Golfo Arábico em particular estão se apressando em construir usinas eficientes de energia elétrica e dessalinização com investimento estrangeiro.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum