Kuwait News Agency*
Tóquio – A companhia Mitsui, do Japão, vai participar de uma joint-venture na Arábia Saudita para produção integrada de produtos petroquímicos, informou hoje (08) o jornal japonês Nikkei Shimbun. O projeto é da Saudi International Petrochemical Co. (Sipchem), fundada pelo conglomerado saudita Zamil Group.
O projeto prevê a construção de uma fábrica de etileno com capacidade para produção anual de 1 milhão a 1,3 milhão de toneladas. A fábrica será construída em Jubail, na Costa Leste do país, ainda de acordo com o Nikkei Shimbun. A estatal Saudi Arabian Oil Co. vai fornecer gás natural a baixo custo à nova fábrica, que deverá produzir etileno e materiais básicos para a produção de plásticos a partir de 2011.
Além da Mitsui, a saudita Sipchem convidou outras corporações, entre elas as gigantes do setor químico DuPont, dos Estados Unidos, e Lucite International Ltd., do Reino Unido, para participar do projeto. As negociações estão nos estágios finais. Projeções indicam que a demanda por etileno vai crescer na China e em outros países, gerando uma corrida das gigantes petroquímicas para entrar no mercado saudita.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum