Agência Sebrae
São Paulo – Cinco empresas de confecções do Piauí participam de 2 a 5 de setembro da Semana Internacional de Moda de Madri (Simm), na Espanha. Essas empresas participam do Projeto Setorial Integrado de Confecção, o Piauí Export Fashion, executado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil).
Essa é a terceira vez que empresas piauienses revelam ao mercado internacional a moda produzida nos trópicos. Por conta das peculiaridades regionais, as peças fabricadas no Estado encantam pelos uso harmônico entre artesanato e design e as novas tendências de moda.
"Nossa coleção é baseada na etnia e daí utilizamos elementos conhecidos e aceitos no mundo inteiro. Levaremos saias, desde evasês até as de estilo indiano, jeans com lavagens diferenciadas, malhas, tudo com bordados à mão e pedrarias", informa a empresária e proprietária da Kempf, Gorete Chaves. A empresa está levando 35 visuais para a Simm e estima vender 40% a mais em relação ao evento passado. A Kempf já exporta moda para Inglaterra, Marrocos, Emirados Árabes, Espanha, Portugal e França.
Outra empresária bastante otimista em relação à Semana de Moda de Madri é a proprietária da Lua Crescente, Lúcia Quintela. "Estamos com 30 looks, visto que apostamos numa coleção inspirada no mundo do rock, ou seja, bem jovem. Vamos apresentar jeans e malha em calças, saias, vestidos com muito bordado, serigrafia e paetês", explica Lúcia. A Lua Crescente já possui mercados na Alemanha, França, Espanha e Marrocos.
"Estou bastante estimulada em relação a essa Semana de Madri. Acredito que faremos excelentes negócios lá e estimo incrementar minhas vendas em até 70%”, projeta a empresária.
No ano passado, as empresas de confecções piauienses surpreenderam o mercado internacional, levando peças inusitadas, com boa modelagem e lavagem, unindo o artesanato às tendências de moda.
"Esse projeto tem revelado que a moda piauiense tem mercado aqui e fora do País. Além das consultorias que prestamos desde o design à comercialização, estamos acompanhando todo o material de divulgação que será levado para o evento. Acreditamos que mais uma vez, o Piauí vai garantir bons resultados em negócios em Madri", afirma a gerente da carteira de Projetos Têxtil e Confecções do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha.

