São Paulo – Pedras naturais e sintéticas estarão em evidência nos pés das brasileiras na próxima primavera-verão. É o que afirma o designer de calçados Fábio Marcelo Espíndula. Ele conta que esta preocupação em adornar os pés encontra registros já na época dos faraós, em que as sandálias dos egípcios eram feitas em palha, papiro ou fibra de palmeira.
De acordo com Espíndula, até mesmo o faraó Tutankhamon usava sandálias e sapatos de couros simples, apesar de enfeitadas com ouro e pedras preciosas. "Também na Mesopotâmia (região que atualmente corresponde ao Iraque), eram comuns os calçados de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolos de alta posição social, sendo que alguns continham ornamentos em metal e pedrarias, porém mais contidos do que os egípcios", diz o designer.
O elemento histórico acabou servindo de inspiração para muitos estilistas do setor de calçados criarem as suas coleções. A tendência para o verão será do uso de muitas pedras coloridas, que podem ser naturais, acrílicas ou resinadas.
“Vale ressaltar que, anteriormente, as pedrarias eram utilizadas somente em calçados glamourosos para a noite. Porém, hoje elas tornaram-se quase indispensáveis e surgem nos modelos casuais do dia-a-dia, como nas sandálias rasteirinhas, plataformas, sapatilhas e outros. Nestes e em outros modelos, as pedras poderão surgir cobrindo tiras, gáspeas (peça ou elemento em que pequenas peças são costuradas umas nas outras), plataformas, ou saltos”, completa Fábio.